EscritArtes
Outubro 30, 2024, 19:26:33 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html

Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: 1 ... 13 14 [15] 16 17 ... 20   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Concurso "Cartas ao desbarato"  (Lida 131616 vezes)
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo

Convidados: 0

« Responder #210 em: Fevereiro 12, 2011, 08:53:12 »

Participem.
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
EscritArtes
Administrador
Membro

Convidados: 2

« Responder #211 em: Fevereiro 13, 2011, 10:42:14 »

E falta menos de um mês para terminar o prazo de recepção das vossas missivas.
Registado
Administração
Administrador
Contribuinte Activo

Convidados: 4

administracaoescritartes@gmail.com

« Responder #212 em: Fevereiro 13, 2011, 20:55:21 »

Carta n.º 28

Cidade dos Sonhos, um dia e um mês de um ano qualquer.

Caríssima Júlia:

Não Júlia! Esta carta não fala dos meus sentimentos ou dos seus. Esta carta se quer para si mesma. É uma carta de um louco. Uma carta de um náufrago. Uma carta de alguém que se quer e não se quer. Mas as palavras se bastam. Elas sempre se bastam. Elas têm uma cor própria e uma vida que não sei dizer direito. E cada linha é um ser, um corpo, uma alma. As palavras, Júlia, têm vida! Acredite.
   Esta carta poderia falar de um tempo. O nosso tempo de infância. O nosso quase beijo. O nosso quase amor. Mas esta carta se quer para si mesma. E dirá coisas de si para si. Palavras e mais palavras e mais palavras que se buscam tal como no jogo amoroso. Elas se beijam e suam e se tocam e transpiram e gemem e se entrelaçam para formar um sentido ou para desfazer a lógica das coisas.
   Não Júlia! Esta carta não é um ensaio sobre o homem. Não são linhas filosóficas. Não são pensamentos para o futuro. São linhas simplesmente linhas. São palavras puramente palavras. E no embaraçar de letras e de sons uma canção se faz ouvir. E são muitas vozes. Vozes de homens e mulheres. Vozes de todos os tempos. Todos os poemas e todas as histórias em uma carta.
   Da Bahia de Gregório e de Castro Alves, Das Minas Gerais de Drummond, do Rio de Janeiro de Machado, da São Paulo dos Andrades, do Sul de Veríssimo (pai e filho) e Trevisan ouve-se a língua de Camões a se misturar. E ouve-se Cartola, Adoniran, Caetano, Leminski, Lenine...
   De Moçambique e de Angola e de Cabo Verde ouve-se inúmeras canções. Canções de guerra. Canções de paz.
   De Portugal, caminhando com o Tejo, leva os sonhos das aldeias, as inquietudes de Lisboa e o riso das moças até o mar.
   E se fazem ouvir através dos séculos Sá de Miranda e Gil Vicente e Vieira e outros mais...
   Esta carta, Júlia, tem como destino a língua. A minha e a sua e a de tantos outros que descrevem o Atlântico e que sentem saudade até mesmo da palavra saudade...

Carta n.º 29

Olá Portugal
Quem havia de dizer que hoje estaria a escrever-te!
É uma conversa que vai para muito tempo eu desejo fazê-la contigo. Nestes úlimos tempos tens vivido demasiado conturbado, confuso e impotente perante quem te popula, com a inércia de quem te governa, que se tornou autista, corrupta e falida.
Pergunto-te, onde está a nossa Portugalidade, o nosso Berço, oriundo do início do segundo centenário do primeiro milénio DC? Não sabes? - Eu tão pouco. No entanto, poderei informar-te de algumas coisas que se têm passado nestes últimos cem anos de História por que passaste.
Sempre tiveste uma dignidade e uma grandeza, que fez ver ao Mundo até finais do teu século XIX, o Império em que te tornaste ao adquirires em todos os Continentes pedaços de terra conquistados por bravos navegadores e guerreiros que partiram à conquista ne novos mundos, ao serviço do Reino de Portugal.
O que nos resta hoje? - A miséria, a fome, o descrédito e o pouco que existe (que ainda é muito), está nas mãos de meia dúzia, que se têm governado à custa de quem para eles trabalha.
Lembra-te que foi necessário matar um Rei e o seu Herdeiro, para que um poderio maçónico auxiliado por uma carbonária assassina, instalassem uma república, que te foi degradando, comendo-te a carne e deixando os restos para os abutres que querem acabar contigo.
Aos poucos fomos perdendo esse tão vasto e maravilhoso Império que tivemos. O que nos resta?
- A lusofonia, uma vez que a língua desta “Bem Ditosa Pátia, Minha Amadaâ€, é a quinta mais falada em todo o Mundo.
Sinto-me triste por ti, pelos nossos filhos e pelos nossos netos, porque não sei o que será o futuro deles, e, tu tal como eu, também te deves sentir angustiado.
Meu querido Portugal, vê se ainda consegues acordar as consciências, se te pões ao lado de quem ainda não perdeu a esperança de ter a verdadeira Libertade, em vez de libertinagem, de quem governa ter um sentido de Estado coerente no que diz e no que faz, acabar com a luta de poderes, como se fosse uma arena num qualquer coliseu, em que se lançam homens para enfrentarem uma luta fraticida.
Acorda, mas acorda mesmo deste sono de pesadelos que já dura há tantos anos. Exige que haja uma hierarquia de respeito e que com respeito saiba respeitar quem para ti trabalha, para seres grande, empreendedor, saber sustentar o que têm em mãos, aumentando e engrandecendo-te como mereces.
Olho para trás no tempo e desde que me conheço, o que por mim já passou, pelo que tens passado e  que também ao longo dos tempos e das suas modificações – para pior – eu também passei. Perdi um tesouro dos mais valiosos que tinha. Fiquei com outro tesouro, mas as sequelas ainda cá estão pelo que perdi.
Olha para ti nestes cem últimos anos. Impuzeram-te uma república e tiveste nos primeiros anos o sabor das guerrilhas e das guerras. Impuzeram-te depois uma ditadura fascista durante quarenta anos, ao que se seguiu uma “liberdadeâ€, que se tornou em libertinagem, covil de ladrões e de corruptos.Estás a ver como não tem sido fácil viver contigo, quem de ti depende?
Tem coragem e acredita que uns quantos que te querem bem, porque também querem o bem comum e de todos os Portugueses, devolverão tudo a quanto tens direito, menos o Património Territorial    espalhado por esse Mundo fora, que, mesmo defendido por Homens garbosos e à custa de sangue, onde muitos perderam a vida, foi servido de mão beijada, a quem o reclamou e lhe chamou de seu.
Uma Portuguesa que te Ama

Texto n.º 30

"PELO SONHO É QUE VAMOS"

“Pelo sonho é que vamosâ€, já dizia Sebastião da Gama, e foi assim que eu, amiga de desafios, me dispus a atravessar o oceano e vir de encontro a este mundo tão distante e tão diferente de tudo aquilo a que fui habituada.

Isto é muito pobre embora as praias sejam magníficas com grandes extensões de areia, banhadas por um mar calmo cujas águas quentes e transparentes convidem ao mergulho a qualquer hora do dia.

Quero contar-te uma peripércia que observei à beira-mar. Eram 4 meninos que mergulhavam na água à procura de caranguejos. Quando já tinham o suficiente, fizeram uma fogueira, assaram-nos e comeram-nos. Depois juntaram-se 3 cães para devorar os restos e à mistura apareciam cabras à procura de pasto. Uma delas chorava porque tinha perdido o filhote. Andava na marginal de um lado para o outro a fazer mééééé..., coitada! Antes disso andava um porquinho-bebé a ser corrido da praia por um cão que depois foi escorraçado por outro maior que ele. Isto aqui só visto, é a lei do mais forte!

Ontem fui à ilha de Ataúro, a 3horas de Dili. A viagem de ferry-boat foi um pouco atribulada: no piso de baixo, estavam os Timorenses com galos, porcos, cabras e todo o tipo de apetrechos como tachos e material agrícola à mistura com mercearia e sacos de comida para os animais; em cima, onde nós íamos, os adolescentes cantavam e dançavam ao som da música da sua aparelhagem portátil; à nossa direita uma família jogava cartas com grande entusiasmo; à nossa esquerda outras Portuguesas que dão aulas no secundário contavam anedotas. Agora imagina a cena! A música tipo mexidinho (mistura de salsa e música chinesa, pimba e as ketchup) com o ruído do motor, as gargalhadas dos mais jovens e para completar, no rés-do-chão os galos cantavam de uma maneira que se ouvia nitidamente! Ou seja, isto não se explica, isto só vendo, só no Oriente... mas é uma experiência fantástica... vale a pena!

As nossas casas são seguras. Temos guardas no portão para qualquer eventualidade, mas nunca foi preciso. Andamos na rua sem problemas e somos respeitadas pelos Timorenses que nos cumprimentam sempre com um sorriso na boca. São pessoas dóceis e humildes apesar da vida difícil que levam...

Mas agora quero falar-te um pouco dos meus alunos. Eles são inteligentes mas estão completamente fora do contexto mundial. Parece que a globalização não chegou aqui. Está tudo virgem, as pessoas, a paisagem... Dá-me um aperto muito grande saber que os meus alunos e a população em geral têm fome enquanto nós temos tudo. Nós estamos no país deles e eles passam mal, principalmente os que vivem nas montanhas, embora não se veja ninguém a pedir esmola. Admiro a coragem e o esforço destes jovens com idades entre os 18 e 25 anos. A maior parte vive fora de Dili e não come durante todo o dia para poder estar nas aulas. Eles têm carências afectivas e traumas da guerra, e tentam agarrar toda a amizade que podem tratando-me orgulhosamente como a “sua†professora.

Eu sinto que sou necessária. Estou a formar os futuros líderes/cérebros de Timor pois há muita carência de pessoas habilitadas aos cargos que farão renascer/desenvolver o país; em Portugal não sinto isso! Em Portugal só formo engenheiros e qualquer outro pode fazê-lo. Não é comparável com o que se sente no nosso íntimo quando damos aulas aqui...

Trabalhar com esta gente é fazer ALGO por quem realmente precisa e neste momento o meu lugar é junto deles!...

« Última modificação: Março 19, 2011, 10:32:10 por Administração » Registado
Administração
Administrador
Contribuinte Activo

Convidados: 4

administracaoescritartes@gmail.com

« Responder #213 em: Fevereiro 13, 2011, 22:44:58 »

Carta n.º 31

A UMA ÚNICA POSSÃVEL DESTINATÃRIA

Ganhei coragem para te escrever esta carta porque não ta vou enviar, ficando ao critério dum dedo do destino, do acaso ou do futuro a responsabilidade de ta fazer chegar às mãos.
 E se na posse dela a quiseres ler, tudo bem, se a destruíres, melhor ainda porque não te espiarei movimentos, muito menos atitudes, e provavelmente não estarei presente, resistindo impune ao castigo das falsas e mentirosas interpretações.
Penso que somos demasiado adultos para este tipo de brincadeiras, quase sempre finalizadas em tremendos malefícios conjuntos, que nada devem ao amor, tão querido, respeitado e que quotidianamente deve ser alimentado.
Sei agora que a vida nunca deveria ter sido assim, mas como tal se desenhou, implantou e se nos impôs, sem apelo nem agravo, adornada por mágicas noites e dias de amor, sexo e partilha, nada poderíamos ter recusado.
Confesso que ainda retenho na minha memória a libido sublime enquanto a luz da paixão existia, de noite ou de dia, numa chegada ou partida, sempre comemoradas numa mistura de vida amorosa promissora sem prazo de validade.
 Sem dúvida que tivemos longas e inesquecíveis viagens de amantes. Negar seria fraco, baixo e cobarde, o que nunca fui nem serei.
Mas, como na vida duma vela, a chama se finou, gradualmente até cair na penumbra quase escuridão absoluta da do pavio a entrar na cera e nela se afogar irremediavelmente.
Gosto de ti, mas se calhar não te amo, não nos amamos, porque falta o resto para atingir o amor que não me surge senão como mais que uma mentira, agora desmascarada, fria, crua, feita nada, criada não sei por quem nem interessa agora que estamos no momento de recolher armas.
Oxalá fossem flores aos montes como no dia em que nos conhecemos.
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo

« Responder #214 em: Fevereiro 14, 2011, 19:23:38 »

Esta participação em duplicado, promete um livro de grande valor.Não se atrasem.Participem!
Registado
EscritArtes
Administrador
Membro

« Responder #215 em: Fevereiro 15, 2011, 07:07:23 »

Participem.
Registado
EscritArtes
Administrador
Membro

« Responder #216 em: Fevereiro 15, 2011, 18:07:47 »

Venham mais cartas.
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo

escrever é um acto de partilha

« Responder #217 em: Fevereiro 15, 2011, 18:10:15 »

Eu já esgotei o "plafond".
Agora só me resta aguardar pelo primeiro prémio... rssss... Azn
JA
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo

« Responder #218 em: Fevereiro 15, 2011, 19:16:35 »

Venham mais 31 cartas.Haja imaginação a rodos.
Registado
EscritArtes
Administrador
Membro

« Responder #219 em: Fevereiro 16, 2011, 06:40:46 »

Participem.
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo

« Responder #220 em: Fevereiro 16, 2011, 18:33:06 »

Agucem essa inspiração.
Registado
EscritArtes
Administrador
Membro

« Responder #221 em: Fevereiro 16, 2011, 22:02:29 »

Por provocação de Goretidias
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,30253.0.html
e incitação das utilizadoras cduxa e Alexa, nasce este concurso, "Cartas ao desbarato".

“CARTAS ao DESBARATOâ€
[/b]

Prémio EscritArtes, comércio

O prémio “Cartas ao Desbarato†é uma iniciativa do site EscritArtes, com o apoio da  empresa EscritArtes Comércio e da editora mosaico de palavras

Há cartas de amor, de ódio de amizade. Há cartas políticas, de raiva e de impotência.
Há cartes de fé, de ilusão e de descrença. Há cartas.
Há cartas ao desbarato!
CARTAS ao DESBARATO é uma mais um desafio ao talento e criatividade de quem faz da escrita um acto de memória e de futuro.
Reais ou ficcionadas há cartas e talentos díspares, venham elas soberanamente acompanhadas pelos respectivos talentos.

REGULAMENTO

-Pode participar neste concurso qualquer autor que esteja registado no site EscritArtes.
- Cada autor poderá participar com duas cartas e cada carta não poderá exceder os 3400 caracteres, incluindo espaços.
-A participação é exclusivamente na modalidade de prosa.
-Está vedada a participação no concurso dos elementos do júri. Contudo, se o conjunto de participações vier a dar origem a obra impressa, poderão os elementos do júri participar no referido livro.
- Os textos inéditos concorrentes deverão ser enviados para: administracaoescritartes@gmail.com (Assunto: “CARTAS ao DESBARATOâ€)  e nunca postados directamente pelos autores, em qualquer tópico que seja do site. Se tal vier a acontecer antes dos resultados finais, o texto será retirado de concurso.
-O último dia para recepção dos textos concorrentes será o dia 4 de Março de 2011
- A partir de tal data, o júri nomeado pela administração procederá à avaliação dos trabalhos e anunciará a sua decisão e entrega de prémios em evento a realizar a 28 de Maio em local a anunciar.
-O júri será constituído por um elemento da administração do site EscritArtes, um elemento da editora mosaico de palavras e um terceiro elemento nomeado por consenso entre a editora e o site.  
-Da decisão do júri não haverá recurso.
- Existirá um primeiro prémio pecuniário no valor de 100 euros
-Existirá um segundo prémio pecuniário no valor de 25 euros
-Existirá um terceiro prémio constituído por um lote de livros, oferecido pela editora mosaico de palavras

- Cláusula única:
Os  vencedores ficam automaticamente obrigados a colaborar com as suas respostas numa entrevista a ser-lhe dirigida pelos Organizadores, bem como dispensar material fotográfico para suporte da postagem da mesma no Escritartes. Tanto o vencedor como o segundo premiado deverão também disponibilizar o seu NIB/IBAN para transferência bancária.

Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo

« Responder #222 em: Fevereiro 17, 2011, 06:13:38 »

Participem.
Registado
EscritArtes
Administrador
Membro

« Responder #223 em: Fevereiro 17, 2011, 18:43:51 »

O prazo para o envio de textos termina a 4 de Março.Não se atrasem.
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo

« Responder #224 em: Fevereiro 19, 2011, 09:18:13 »

Não se atrasem.
Registado
Páginas: 1 ... 13 14 [15] 16 17 ... 20   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Recentemente
[Outubro 25, 2024, 19:09:14 ]

[Outubro 06, 2024, 17:38:48 ]

[Å¿etembro 12, 2024, 21:18:04 ]

[Å¿etembro 06, 2024, 18:35:39 ]

[Å¿etembro 01, 2024, 09:05:59 ]

[Agosto 31, 2024, 20:06:44 ]

[Agosto 31, 2024, 20:05:20 ]

[Agosto 16, 2024, 17:36:11 ]

[Agosto 16, 2024, 17:26:13 ]

[Agosto 12, 2024, 21:37:50 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130205
Total de Tópicos: 26813
Online hoje: 660
Máximo Online: 1120
(Outubro 18, 2024, 13:37:11 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 587
Total: 587
Últimas 30 mensagens:
Agosto 12, 2024, 21:38:48
A todos um FigasAbraço
Maio 25, 2024, 13:29:23
Hoje, o Figas veio aqui, desejar a todos um bem-estar na vida, da melhor maneira vivida.FigasAbraço
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Å¿etembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Å¿etembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Å¿etembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.