Figas de Saint Pierre de
|
|
« em: Abril 16, 2015, 17:51:26 » |
|
“ESTÁ TROVEJAR EM SÃO PAULO!” Ele, motorista daqueles turistas, após uma ida pelas belezas de Trás-os-Montes, pelas belezas do Tua, pelas aldeias do Romeu, por Macedo de Cavaleiros, Braganças, vinha de regresso ao Porto, trazendo a bordo um casal de brasileiros, sedentos das belezas portuguesas.
A próxima paragem seria em Vila-Real, que se perfilava no final dum curvilíneo trajeto, seguindo as famosas curvas de Murça. Infelizmente, apesar do Mercedes ser luxuoso não tinha quarto de banho! O cavalheiro, de muito bom gosto, pois até tinha comprado aqueles duzentos cavalos, bem ajaezados, todavia, demonstrava alguma impaciência em arranjar lugar de estacionamento para poder arrear a carga dos restos duns cozidos à portuguesa e dumas postas à mirandesa, além dos grelos com chouriço, em diversas entradas.
Curva após curva, a porca de Murça, com sua porca, ia ficando para trás, Vila Real mais à frente, todavia a cada curva dada o intestino mais apertava! O motorista, já com muito calo no viajar, fazia o podia mas nada podia fazer além de perceber que o cavalheiro se queria aliviar!
De repente, “tau, tau, taau”! bem rasgados! Fez-se respeitoso silêncio! O Mercedes ficou perfumado! O turista quebrou o silêncio com um: “Está a trovejar em São Paulo” Certo é que se não trovejava em São Paulo começou a chover torrencialmente sobre as curvas de Murça! Era só mato dum lado e de outro! Sítios de alívio nada!
-“Pára aí. Já”. Era uma ordem. O motorista obedeceu.
Foi mesmo debaixo dum castanheiro! Foi ecológico. Debaixo de chuva!
O brazuca ficou todo encharcado, mas já aliviado! Entrou no seu Mercedes, mandou ligar o ar-condicionado no máximo do calor. No outro dia soube-se que não tinha trovejado em São Paulo, sim nas curvas de Murça.
Choveu! Choveu! Choveu e um brasileiro cedeu; se peideu, mas nas curvas de Murça quando as subiu se aqueceu!
Mais tarde, soube-se do espanto do dono do souto, pois naquele ano um seu castanheiro deu o dobro da produção!
Nota: “Está a trovejar em São Paulo” significa que os paulistas estão mal dispostos! ……………….xxxxxxxxx………….. Autor: Figas de Saint Pierre de Lá-Buraque Gondomar
|