EscritArtes
Junho 30, 2024, 08:06:19 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Surdez, parte V  (Lida 3819 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« em: Outubro 15, 2008, 18:40:06 »

[Parte I aqui]
[Parte II aqui]
[Parte III aqui]
[Parte IV aqui]


A noite passou mas a surdez, está bom de ver senão a história seria bem curta e sem interesse, não passou. Talvez a solução para o problema fosse uma noite de sono mas como o José não dormiu não somos capazes de colocar esta teoria à prova. Margarida também não dormiu, não que o marido estivesse a fazer barulho, já sabemos que ele é um homem silencioso, mas porque o ruído na sua cabeça não cessava, o mesmo ruído que José não é mais capaz de reproduzir na sua mente, continuava a pensar nas implicações de ter um marido surdo, continuava a pensar porque é que ele tinha ensurdecido tão repentinamente, secretamente temia que fosse uma qualquer epidemia que não demorava a alastrar-se e também ela temia deixar de ouvir de um momento para o outro. Se foram estes os pensamentos que iam mantendo Margarida desperta, os que mantinham José acordado eram bem diferentes. Não é que ele não conseguisse dormir, era mais um não querer. Ele estava de tal modo feliz com a sua surdez que não conseguia parar de a aproveitar, mesmo durante a noite que, como sabemos, é altura em que todos os homens são surdos dentro das suas próprias casas. Os pensamentos corriam pela cabeça do José à velocidade da luz, eram, como já vimos, despidos da linguagem, não eram nem em português nem em inglês, nem em francês nem em italiano, tão pouco em latim ou grego, eram pensamentos autónomos de fonemas ou morfemas, eram pensamentos livres e por isso mesmo podemos afirmar que nesta altura, o José que era o mais surdo dos surdos era também o maior pensador do mundo.
Estou muitos furos atrás da capacidade de pensamento do José para conseguir enumerar aqui alguns dos pesados dilemas filosóficos que ele resolveu durante aquela noite mas certamente que o leitor acredita em mim quando digo que foram muitos. Passou metade da noite na cama ao lado da mulher a pensar até que percebeu que não podia simplesmente ficar com todo esse pensamento guardado só para ele, era preciso dá-lo ao conhecimento do mundo, era preciso transmiti-lo, e portanto levantou-se para escrever algumas das suas conclusões. Ao passar por uma janela que naquela casa fica permanentemente aberta, seja inverno rigoroso ou verão quente, não foi capaz de não se deter perante a lua gigante que estava na sua frente. Pensou, sem pensar já se sabe, Será que tudo isto não passa de um efeito qualquer da lua cheia, para logo se refutar a si próprio naquela maneira imediata que tem de pensar, agora que a linguagem mental o abandonou, Disparate, se fosse da lua sofria isto sempre que a lua estivesse cheia, e tinha razão, nada daquilo que se passava com ele tinha alguma coisa a ver com a lua. Com que tinha então, pergunta o caro leitor, e pergunta bem, tão bem que eu me recuso a responder a perguntas tão bem feitas e profundas, respondo apenas que a lua não é para aqui chamada e só falei nela porque nela pensou o José e se há coisa que já aprendemos até aqui é que o pensamento humano, por estúpido que seja, é uma coisa fantástica e não deve ser ignorado, portanto não ignorei também eu a parva questão lunar que atravessou a mente do surdo.
José sentou-se então à secretária do seu escritório, ligou o computador e preparou-se para escrever as coisas mais incríveis que a sua mente foi capaz de descortinar naquela noite, a primeira que passou sem qualquer ruído e, portanto, sem qualquer distracção. Distracção, como já vimos, é uma palavra chave nesta história e é portanto também a primeira conclusão que o José tirou, tem direito a ser a primeira a ser escrita. Todo o som é distracção, foi a primeira frase que se desenhou no monitor do José, a primeira e a última não por falta de frases mas porque o surdo, juntamente com a capacidade de ouvir parece ter perdido também a capacidade de escrever. Ora esta, pensava ele, Porque não consigo escrever, ruminava ele. Ruminasse o quanto quisesse a verdade é que as letras que ele ia juntando lentamente, apenas por movimento mecânico não faziam qualquer sentido em qualquer língua. Ele sabia que estava a escrever mal mas não conseguia corrigir e escrever como o comum dos homens. Como ele tinha escrito aquela primeira frase não faço ideia, talvez fosse uma qualquer capacidade residual que lhe restava dos dias em que ainda era capaz de escrever, ou talvez tivesse carregado nas teclas ao acaso e a frase formada estivesse de acordo com a sua vontade. Este será também para sempre um mistério a juntar aos muitos que já tenho aqui deixado por deslindar.
Sabemos que ele não perdeu a capacidade de ler e só assim percebe que perdeu a de escrever porque tentava ler o que estava escrito no monitor e para além daquela primeira frase não percebia mais nada. Ou será que tinha perdido a capacidade de ler e, no entanto, escrevia correctamente, ou será que estava já a deixar-se vergar pela loucura, ou será que tinha adormecido e sonhado que tinha ensurdecido e na realidade estava deitado na cama e o dia que foi aqui descrito ainda não tinha acontecido, ou será que outra coisa qualquer.
Não tinha adormecido, o dia estava mesmo a ser assim, a surdez estava mesmo lá e continuava, que já era dia claro, a mulher levantou-se e foi ter com ele, leu a primeira frase que o marido tinha escrito e também ela escreveu no monitor, como já se sabe é inútil para Margarida falar a este surdo, escreveu para lhe perguntar, Porque escreveste esta frase e depois não escreveste mais nada que sentido tivesse, Não sei, disse ele, Acho que não sou capaz de escrever, Porquê, pergunta a mulher, Não sei, responde o marido e desta vez o pânico é real para ele, de que vale a um homem ser capaz de pensar o mundo todo se o mundo todo não pode ler aquilo que um homem pensa. Valha de consolação ao José saber-se ainda capaz de ler, que a escrita foi a única capacidade a esvair-se com a audição. Se imediata ou progressivamente não se sabe porque foi a primeira vez que ele tentou escrever o que quer que fosse. Valha-lhe também saber que isto não é um sonho, porque como já vimos esta surdez agrada-lhe de sobremaneira, ele que é um homem que gosta de pensar e que vê nesta incapacidade a sua grande oportunidade para o fazer sem distracção, porque, como já vimos e ele foi ainda capaz de escrever, qual epígrafe, todo o som é distracção. O que não lhe vale de nada é consolar-se com a sua não loucura, porque podia estar louco sem nunca o saber já que admissão da falta de sanidade mental é já de si um passo racional, por isso qualquer doido que se preze não sabe que é doido e também o José, caso endoideça, não o vai saber, não é por ser surdo que as regras dos malucos não se lhe aplicam. E ele sabe disto e por isso mesmo diz à mulher em tom de testamento como se a loucura fosse uma morte precipitada, Diz-me se eu ficar maluco, ao que ela acenou em movimento afirmativo. Pensou para si própria, bem que podia tê-lo dito em voz alta que ele não era capaz de a ouvir, Será que já não estou eu a perder a razão, mas como sabemos as coisas tornam-se muito mais reais quando as ouvimos em voz alta, mesmo que a voz seja a própria. O que é certo é que se enlouquecerem os dois nenhum o saberá porque era preciso ser doido para acreditar em outro  como ele.

----------

Na próxima parte, o primeiro desenvolvimento central...
Registado

Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #1 em: Outubro 15, 2008, 20:23:22 »

Fico muito contente Madrugada, a próxima parte já está escrita mas só a ponho aqui quando escrever mais... Obrigado pelo comentário. Venham mais.

Cheers
Registado
Laura
Visitante
« Responder #2 em: Outubro 15, 2008, 20:30:31 »

Também a mim... e cá temos uma mão feliz a escrever! Também gosto de ler, quando o que se lê se assemelha ao pensamento, o vai-vem do pensamento...
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #3 em: Outubro 15, 2008, 20:42:11 »

Obrigado Laura, a minha mão está realmente feliz a escrever este conto.

Cheers
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Outubro 15, 2008, 21:06:42 »

Bem, e lá sabemos nós quando estamos loucos?! Se os outros dizem que estamos, estaremos mesmo?! Ou estarão eles? Continue!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
damasco
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 438
Convidados: 0


Frase é uma palavra. Palavra não é uma frase.


« Responder #5 em: Outubro 15, 2008, 21:27:17 »

Muito bem se escreve por aqui. É continuar.
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #6 em: Outubro 16, 2008, 12:22:16 »

Goreti e Damasco, obrigado pelos comentários.

Cheers
Registado
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #7 em: Outubro 16, 2008, 15:22:14 »

"Doido que se preze, não sabe que é doido", gostei desta!
Fico a aguardar o seguimento, claro.

Abraço
Registado

Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #8 em: Outubro 16, 2008, 20:10:42 »

Ainda bem que gostou Brito, amanhã deve haver mais!

Cheers
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #9 em: Outubro 29, 2008, 10:21:28 »

Agora já se pode ler tudo de uma vez, já está tudo completo Smiley

Cheers
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Junho 29, 2024, 18:29:26 ]

[Junho 29, 2024, 18:22:14 ]

[Junho 25, 2024, 18:25:37 ]

[Junho 25, 2024, 18:20:40 ]

[Junho 13, 2024, 18:30:10 ]

[Junho 10, 2024, 21:27:41 ]

[Junho 10, 2024, 21:24:42 ]

[Junho 10, 2024, 21:23:38 ]

[Maio 30, 2024, 19:09:34 ]

[Maio 28, 2024, 11:58:02 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130166
Total de Tópicos: 26785
Online hoje: 393
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 344
Total: 344
Últimas 30 mensagens:
Maio 25, 2024, 13:29:23
Hoje, o Figas veio aqui, desejar a todos um bem-estar na vida, da melhor maneira vivida.FigasAbraço
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.133 segundos com 30 procedimentos.