EscritArtes
Julho 02, 2024, 07:15:50 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Grande Homem  (Lida 3020 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Moon_Guard
Novo membro

Offline Offline

Mensagens: 2
Convidados: 0



« em: Março 05, 2010, 00:42:04 »

quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010

O Grande Homem

<a href="http://www.youtube.com/v/8c1vunt-5No&rel=1" target="_blank">http://www.youtube.com/v/8c1vunt-5No&rel=1</a>


Sempre que passava na A28 na zona da Póvoa, deparava-me com um monumento que me surgia por uma das laterais. Uma majestosa escadaria com uma iluminação que me despertava.
Certo dia, perdido pela área, deparei-me muito mais perto do monumento em questão.
Parei, saí do carro e observei muito curioso, Não resisti, inverti a marcha e comecei a subir.
Uma avenida que me deixou deveras curioso, com belas árvores cujos troncos eram envolvidos por rosas de várias cores, ao fundo uma igreja muito bonita com dois coretos, duas capelas, ou seja, uma construção muito simétrica. Mas reparei que o meu objectivo não era a referida igreja, mas sim a longa escadaria que vislumbrava quando passava pela A28.
Um pouco a medo, contornei a rua e subi, não sei até onde mas queria saber cada vez mais, estava muito curioso.
A meio do percurso perdi-me e fui dar a uns campos. Assustadíssimo, retornei mas não desisti. Continuei a subida sem saber o que me esperava.
Avisto uma estalagem interessante, com bastante movimento e continuei. No topo deparo-me com uns fabulosos moinhos e uma soberba paisagem. Estava escuro… mas tal não me impediu de visionar o espaço que me rodeava. Era lindo!
Perdi algum tempo a digerir o que via. Achava que não era isso que procurava. Dei meia volta na tentativa de encontrar o que desejava, o que não demorou muito tempo, pois avistei um monumento algo raro.
Parei, nada me fez demover dos meus propósitos, apesar da hora tardia e do receio de estar só e num local completamente desconhecido. Se o que tinha visto me fez parar e me despertou, o que estava a ver ofuscou-me na totalidade. Era algo de imponente.
Sem saber qual a história ou o seu verdadeiro significado, estava extasiado a digerir tudo o que via… Toda a obra. Numa magnífica plataforma, dei de caras com uma paisagem onde o olhar perde a noção do que abrange.
Apesar do avançado da hora nada me demovia dos meus intentos, e estava longe de saber que até esse momento… eu nada sabia.
Na mesma plataforma um monumento. Parecia uma família a subir uma enorme subida. Pai, mãe com um filho no seu regaço, logo seguida de mais três filhos.
Era algo interessante e com pormenores que me faziam ficar de boca entreaberta, pois tudo era perfeito, desde os sapatos, os botões da camisa aos furos do próprio cinto das calças, até a mala de cartão com os cantos em metal… cheguei a colocar a minha mão e sentir o aveludado da zona das pernas, e era tudo em metal (bronze). Estava maravilhado e ao mesmo tempo sem saber onde estava e o porquê de algo assim tão perfeito.
A minha curiosidade aumentava a olhos vistos. Olhava todos os pormenores e quanto mais olhava mais via. Era algo fantástico e interrogava-me… quem? Porquê?
Vejo então uma placa na parte frontal do Monumento que diz “ Monumento ao Emigrante, Inaugurado em 5/9/1998, obra Idealizada e Realizada por Dr. Manuel Moreira Giesteira “. Por certo não estava a entender muito bem o porquê de um único nome, e numa data tão recente. Reparei que duas escadarias me levavam para a parte inferior. Desço por uma delas e deparo-me, à medida que desço, com algo de novo. Parecia um castiçal a segurar toda aquela estrutura.
Já na parte inferior vejo dois grandes painéis de bronze colocados na parede e estes com muitas coisas escritas. Chego mais perto e começo a ler pois estava com fome de informação.
Logo que começo a ler apercebo-me do grande feito e a minha boca mais se abriu pois nestas placas dizia:
“Neste Local Com a Aprovação da Confraria de S. Félix, foi Erigido este Monumento em homenagem aos imigrantes representadas pelas figuras de meus pais, aqui colocadas. “
Fiquei assim parado a olhar e a reler, várias vezes, e a falar comigo mesmo… “Um único homem a levantar tudo isto???â€
Li e reli as referidas placas e fiquei com a certeza que o mentor da grande obra era o Dr. Manuel Giesteira, isto ainda me fez ficar mais apreensivo.
Na saída e em frente ao pé do monumento, vejo a enorme escadaria com sete patamares e um correr de jardins, em cada lateral, muito bem cuidados. Estava fascinado.
A minha curiosidade estava só no início, pois desde daí tentei saber o mais possível numa tentativa de falar com o referido Dr. No Brasil me foi dito que este teria muito prazer em falar comigo mas de momento estava em recuperação de uma intervenção cirúrgica. Passados alguns dias numa nova visita ao local notei algo de errado, uma bandeira a meia haste na igreja de Amorim e nos pés do monumento um ramo de flores sem mais nada. Tentei perceber o que se passara e recebi a noticia que mais receava “O falecimento do Dr. Manuel Giesteiraâ€
Foi algo que me perturbou bastante pois é uma pessoa que, sem o ser, me é muito familiar.
Fiquei chocado por saber e constatar que no local nada foi feito. Apesar do autor da obra ter levantado quatro mastros em nenhum deles existia alguma bandeira ou um outro tipo de sinal de gratidão ou de pesar pela perda, por parte da junta de freguesia ou pela igreja de S. Félix … Pois obras destas não se ganham todos os dias.
É lastimável.
Tentei reter as informações e obter as que me faltavam… Já chamava ao local “O Meu Monteâ€.
Faço deste local o meu refúgio, e apesar de ser do Porto, desloco-me ao Monte São Félix, na Freguesia de Laundos, Concelho da Póvoa de Varzim, pelo menos uma vez por semana.

Moon_Guard
Francisco

Mais em :
www.franciscoanselmo.blogspot.com/
« Última modificação: Maio 13, 2010, 18:06:08 por Moon_Guard » Registado
Alice Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1142
Convidados: 0


De mãos dadas pela poesia.


« Responder #1 em: Março 05, 2010, 00:52:58 »

Olá meu amor,
já sabes o que penso desta homenagem que, em boa hora, decidiste fazer ao Grande Homem que foi o Dr. Manuel Giesteira. De qualquer modo não ia deixar de comentar a tua opção de o colocares em mais um site. Todos serão poucos para divulgar o nome de alguém que dedicou a sua vida a fazer o bem sem olhar a despesas.
Um beijo doce no teu coração lindo.
Alice
Registado
Moon_Guard
Novo membro

Offline Offline

Mensagens: 2
Convidados: 0



« Responder #2 em: Março 05, 2010, 01:00:50 »

Olá meu amor,
já sabes o que penso desta homenagem que, em boa hora, decidiste fazer ao Grande Homem que foi o Dr. Manuel Giesteira. De qualquer modo não ia deixar de comentar a tua opção de o colocares em mais um site. Todos serão poucos para divulgar o nome de alguém que dedicou a sua vida a fazer o bem sem olhar a despesas.
Um beijo doce no teu coração lindo.
Alice

Obrigado Amor, pelo teu comentário
é de facto uma honra falar do Dr. Manuel Giesteira
e fazer conhecer as suas obras.

Beijo
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Março 06, 2010, 14:03:47 »

Bem-vindo! Obrigada por vir partilhar connosco o conhecimento que tem de tão grande homem.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Alfredo D
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 585
Convidados: 0



« Responder #4 em: Março 06, 2010, 14:08:18 »

Meus amores, foi um prazer conhecer a vida e a obra deste ilustre personagem.Obrigado pela dádiva de conhecimento.
Registado
Lucrécia Bórgia
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 504
Convidados: 0


« Responder #5 em: Março 06, 2010, 14:09:43 »

Meus amores, é sempre bom assistir aos amores dos outros. Sejam felizes porque o texto e a personagem merecem as maiores felicidades. :fixe: Kiss Kiss
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Junho 29, 2024, 18:29:26 ]

[Junho 29, 2024, 18:22:14 ]

[Junho 25, 2024, 18:25:37 ]

[Junho 25, 2024, 18:20:40 ]

[Junho 13, 2024, 18:30:10 ]

[Junho 10, 2024, 21:27:41 ]

[Junho 10, 2024, 21:24:42 ]

[Junho 10, 2024, 21:23:38 ]

[Maio 30, 2024, 19:09:34 ]

[Maio 28, 2024, 11:58:02 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130166
Total de Tópicos: 26785
Online hoje: 214
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 267
Total: 267
Últimas 30 mensagens:
Maio 25, 2024, 13:29:23
Hoje, o Figas veio aqui, desejar a todos um bem-estar na vida, da melhor maneira vivida.FigasAbraço
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.117 segundos com 29 procedimentos.