EscritArtes
Julho 02, 2024, 08:18:43 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O lobo branco  (Lida 3315 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« em: Setembro 19, 2007, 16:49:38 »

Era uma vez um lobo branco de espectacular beleza. O seu pêlo luzidio concorria em esplendor com o manto de neve branca que cobria os montes onde habitava. Chefe de uma alcateia, por todos era respeitado e amado. Da sua loba preferida, uma jovem ágil na caçada, atenciosa e zelosa com as crias, tivera uma descendência já numerosa. Com os pais e nesta alcateia apenas viviam uma lobazinha franzina e um jovenzinho lobo, já desembaraçado.
Naquele Inverno o frio fazia-se sentir de forma rigorosa. O alimento escasseava, era difícil encontrá-lo sob o manto gelado de neve. Poucos animais se arriscavam a sair das suas tocas. Só a fome em extremo era capaz de os obrigar a abandonar a segurança das suas casas. Os predadores andavam absolutamente esfomeados, descontrolados… Tudo servia para comer. Um pequeno rato, um coelho mais desprevenido… De uma serra tinham que passar a outra e depois a mais outra, numa busca permanente de alimento que lhes assegurasse a sobrevivência.
Numa noite fria, muito fria, o jovem chefe conduziu a alcateia até próximo da aldeia. Em condições normais não se aventurariam, mas a fome era mais forte que a cautela e o medo.
As ovelhas dormiam nos seus currais, os galinheiros guardavam gordas galinhas. As raposas já tinham sentido o apelo do suave perfume das suas carnes apetitosas. Também algumas sentiram o aguilhão dos chumbos de caçadeira nos seus flancos. Depois de duas terem ficado estendidas, mortas, à entrada da quinta, tinham desistido de lá tornar.
- Ah! Não seremos nós a largar lá o pêlo desta vez! Amigos, vamos ver o que se pode tentar no curral da quinta ao fim da aldeia!
Foram rodeando a aldeia…
Eis quando:
- Mas… o que vem a ser isto? – questionou o jovem chefe.
Aproximou-se para ver melhor. Atrás de si a matilha espreitava . Teriam ali ceia para os filhotes, pelo menos? O corpo caído prometia alguma quantidade de comida.
O lobo branco aproximou-se e verificou que era um jovem rapaz vestido com roupas próprias para desporto na neve. Os seus esquis estavam caídos mais além. Pelos sulcos traçados na neve, via-se que tentara arrastar-se em direcção à aldeia, sem êxito. Jazia, agora, inanimado, o rosto meio enterrado na neve.
O lobo aproximou-se e verificou que ainda respirava. Dirigiu-se à alcateia:
- Amigos, lobos não comem humanos nem os atacam, a não ser em casos extremos. Tão pouco nos aproximamos das aldeias. Esta é uma situação complicada, por isso estamos aqui, mas não vamos devorar o jovem.
- Que fazemos? Continuamos o nosso caminho? – perguntou o seu jovem filho.
- Não, meu filho! Vamos tentar ajudá-lo.
- Como? – espantou-se o jovem.
- Vou tentar reanimá-lo! Afirmou, convicto, o lobo branco.
Aproximou-se do rapaz e escavou a neve ao pé da sua cara libertando-a do sufoco em que parecia querer entrar a qualquer momento. De seguida, com os seus dentes fortes, fê-lo tombar até ficar de costas. Roçou as faces do rapaz com a sua língua áspera tentando que o seu calor e a fricção o fizessem despertar do desmaio em que caíra. Eis que o seu ouvido apurado detecta um ruído quase imperceptível. Volta-se e depara-se com um homem robusto armado de caçadeira pronta a disparar.
- Fujam! – uiva o jovem chefe para os membros da sua alcateia.
O perigo espreita pelo cano da espingarda. De um salto o lobo atira-se para o lado e foge ladeira acima. No pico do monte uiva de forma lancinante, como se quisesse explicar àquele homem o que tentava fazer, quando a morte o ia apanhando de surpresa. Ainda sentia o cheiro a pólvora no ar.
Entretanto, o jovem rapaz caído na neve bebia chá quente de um cantil que lhe oferecia o homem armado. Já reanimado:
- Obrigado. Tenho uma perna partida. Devo ter desmaiado com as dores. Lembro-me de ter tropeçado numa rocha meia tapada pela neve e de tentar encaminhar-me para a aldeia…
- Foi uma sorte ter-te encontrado – retorquiu o homem – senão, por esta hora, estavas aos pedaços no estômago de uns lobos esfaimados. Um já tinha começado a provar o sabor da pele do teu rosto. Foi sorte! Vem, que eu vou levar-te até à aldeia.
- Espere! O lobo que aqui estava não pretendia devorar-me. Lambia-me a cara quando eu despertei. Fiquei assustado quando vi aqueles olhos tão brilhantes , tão perto dos meus. Mas ele continuou a lamber-me para me reanimar. Devo-lhe a vida – afirmou o rapaz.
- Tu estás a delirar! Vem daí!
O homem agarrou o rapaz e levantou-o. Traçou o seu braço na cintura do jovem e lá o foi carregando lentamente. O jovem voltou a cabeça na direcção do monte e viu o belo lobo recortado, branco, na sombra da noite. Imitou um uivo, um pouco fraco, é certo, mas que o lobo branco captou. E um uivo nítido, forte, ecoou no silêncio da noite. O agradecimento fora recebido.
Um arrepio de emoção percorreu o corpo do homem. Por pouco não matara um ser com qualidades que muito desejaríamos encontrar nos homens.
Duas lágrimas de arrependimento caíram sobre as faces doridas, mas o frio as fez gelar.


 
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Marília
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1097
Convidados: 0



« Responder #1 em: Setembro 20, 2007, 13:57:26 »

nem todo lobo é mau, nem todo animal selvagem é perigoso e nem todo homem pensa antes de defender-se. Adorei minha leitura!
Registado

Marília L. Paixão
João Videira Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 546
Convidados: 0


pela arte, com arte!


WWW
« Responder #2 em: Setembro 20, 2007, 16:46:06 »


Gostei. Sobretudo do "remate" final.
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Outubro 15, 2007, 20:15:43 »

E vamos pela sua escrita levados a um belo e exemplar epílogo, vai valer sempre a pena não nos desantentarmos do que brota da sua pena!
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Outubro 17, 2007, 21:58:58 »

O lobo, um dos mitos da minha, da nossa infancia. Sabemos agora que muito daquilo que nos contavam não correspondia à verdade e o lobo é um animal que tem mais a temer do homem, que o contrário.
Gostei.

Abraço
Registado

Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #5 em: Outubro 18, 2007, 15:25:36 »

Fico contente por terem gostado. Foi escrito para um grupo de jovens muito especiais...
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Dezembro 29, 2007, 18:38:54 »

Trago este conto à primeira página, de novo, para o dedicar à minha sobrinha Jucadias
Registado
Laura
Visitante
« Responder #7 em: Agosto 15, 2008, 22:47:18 »

Em "Mundos Paralelos", Phillip Pullman imaginou que cada humano tinha um génio, que era um animal, que só se fixava numa forma quando atingíamos a vida adulta. Os índios norte-americanos acreditavam também que o mais íntimo de cada pessoa tinha a sua representação num animal e que pelo menos uma vez na vida nos é dado visualizar essa representação. Ler este conto, Goreti, fez-me imaginar um mundo em que pudéssemos relacionar-nos de forma de forma diferente com as outras criaturas. Gostei muito do seu lobo branco.
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #8 em: Agosto 16, 2008, 14:26:55 »

Goreti,

Confesso que é o primeiro conto que me lembro ter lido de ti (perdoa), mas gostei sinceramente.

Um conto-fábula, muito bom. Destaco a função educativa e pedagógica:

"Um arrepio de emoção percorreu o corpo do homem. Por pouco não matara um ser com qualidades que muito desejaríamos encontrar nos homens.
Duas lágrimas de arrependimento caíram sobre as faces doridas, mas o frio as fez gelar."

Fraterno abraço
Mel
Registado

Mel de Carvalho
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.noitedemel.blogspot.com (apenas prosa)

Mais sobre mim: http://www.escritartes.com/forum/index.php?page=20
____
MT.ATENÇÃO: CÓPIAS TOTAIS OU PARCIAIS EM BLOGS OU AFINS SÓ C/AUTORIZAÇÃO EXPRESSA
Valdevinoxis
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263
Convidados: 0



« Responder #9 em: Agosto 16, 2008, 17:48:15 »

Esta é uma daquelas histórias com moral. Bem construida e, concerteza, bem acolhida pelo público a quem se destinou. Um bom e valoroso trabalho.

Valdevinoxis
Registado

Se me derem uma caneta e um papel, digam ao mundo que ando por aí. Vão-me encontrar a sorrir com cara de feliz. M Saiote
Nina Araujo
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 587
Convidados: 0


"Fiel é o Prumo Carregado ao Peito - (Regina Lyra)


WWW
« Responder #10 em: Agosto 16, 2008, 19:14:46 »

"Por pouco não matara um ser com qualidades que muito desejaríamos encontrar nos homens.'

ai que lindoooooooooooo!!!Goretidias pela primeira vez leio algo teu, e estou fascinada!! Muito bom,muito bom!
Beijos,Nina. Smiley
Registado

O poeta Walmar Belarmino assim diz:“CORAÇÃO DE POETA É TÃO SENSÍVEL,
TÃO SENSÍVEL DE UM JEITO IMENSURÁVEL
QUE CONSEGUE SENTIR O INAUDÍVEL
E BEIJAR COM LEVEZA O INTOCÁVEL
VER UM DEUS EM CADA MISERÁVEL
E CHORAR PELA DOR DE UM OPRIMIDO
MESMO VENDO SEU DONO POR VENCIDO
ELE APOSTA NA ÂNSIA DE VENC
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Junho 29, 2024, 18:29:26 ]

[Junho 29, 2024, 18:22:14 ]

[Junho 25, 2024, 18:25:37 ]

[Junho 25, 2024, 18:20:40 ]

[Junho 13, 2024, 18:30:10 ]

[Junho 10, 2024, 21:27:41 ]

[Junho 10, 2024, 21:24:42 ]

[Junho 10, 2024, 21:23:38 ]

[Maio 30, 2024, 19:09:34 ]

[Maio 28, 2024, 11:58:02 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130166
Total de Tópicos: 26785
Online hoje: 280
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 290
Total: 290
Últimas 30 mensagens:
Maio 25, 2024, 13:29:23
Hoje, o Figas veio aqui, desejar a todos um bem-estar na vida, da melhor maneira vivida.FigasAbraço
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.149 segundos com 30 procedimentos.