EscritArtes
Julho 13, 2024, 03:06:02 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: A minha cadela Coimbra  (Lida 3658 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Vóny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


VÓNY FERREIRA pseudónimo literário de Mª. Ivone Fe


WWW
« em: Janeiro 13, 2009, 18:55:28 »

A minha cadela “ COIMBRAâ€
Era uma cadela pequenina, rafeira, como tantas outras. No dia em que o meu pai a trouxe para casa fiquei tão contente que passei a noite em claro. Já esperava que me dessem um cão há muito tempo e quando menos previa lá veio ela… como uma rabanada de vento que nos entra pela casa dentro de uma forma inesperada.
Entrou dentro de casa abanar o rabo de contentamento, pequenina, dócil, desamparada como são todos os cães quando são arrancados ao leito das mães.
Nesse primeiro dia correu em direcção a mim a abanar o rabito e eu louca de felicidade dei um gritinho histérico e apaixonado. Adoptou-me de imediato ao vir na minha direcção. Saberia ela, por instinto, que era eu que a desejava como ninguém? Curiosamente… outras pessoas a aguardavam nesse dia, principalmente a minha mãe com uma cara desgostosa, porque sabia que a partir desse momento, passava a ter como acréscimo às suas tarefas diárias, a limpeza do cocó da cadela. Eu nesse dia prometi mundos e fundos à minha mãe. Jurei que seria sempre eu a limpar toda a sujidade que a cadela fizesse, como qualquer criança radiante. Nem sempre cumpri essas promessas categóricas, mas isso é outra conversa…
Nessa noite, a cadelinha deu gritos alucinantes durante largo tempo, chamando pela mãe. Levantei-me algumas vezes tentando tranquilizá-la como se faz às crianças perdidas. Quando voltava para a cama punha-me a chorar em silêncio ao imaginar como seria se alguém me arrancasse da minha mãe por melhor que fosse o motivo. Desolada compreendi melhor a tristeza da minha cadela, mas como em tudo na vida o egoísmo de a ter perto de mim, era mais forte do que a consciência plena daquele seu sofrimento.
No meio da minha terrível insónia, engendrei um grande plano: Eu e a minha cadela seríamos mais inseparáveis do que os irmãos siameses. Seríamos grandes amigas, como o são a água e as flores. Como são os rios, os mares e os peixes. Nunca mais a faria chorar…
No dia seguinte coube-me a tarefa de lhe escolher um nome. Ficou baptizada pela Coimbra. Nessa altura eu vivia em Angola há pouquíssimo tempo. As saudades de Coimbra eram motivo de nocturnas choradeiras. Chorava muito… tal como a minha pobre cadelinha arrancada agora do calor da sua mãe.
Achei que aquela cadela preta de pêlo alongado, de olhos amarelos e dóceis, tinha uma semelhança qualquer com a minha saudosa Coimbra.
Eu tinha na altura 10 anos, vivia rodeada de sonhos e fantasias, criava-os na minha cabeça como quem faz desenhos abstractos inimagináveis. Sempre fui bastante sonhadora, introvertida, por isso os meus pensamentos às vezes profundos, outras, zangados, eram os meus amigos predilectos já que as pessoas na sua grande maioria me assustavam.
Eu e a minha cadela Coimbra fomos de facto sempre amigas. Um dia foi atropelada por uma Vespa ziguezagueante conduzida pelo meu pai, que no breu da noite não a viu. E eu, louca de tristeza, pus-me a sarar-lhe as feridas com mercurocromo a rodos, panos velhos envoltos na sua pata ferida. Foram dias e dias de sofrimento. Eu a tentar curá-la como quem trata do sua menina, ela a olhar-me com os seus olhos amarelos, como quem se queixa em silêncio de uma patifaria de um adulto um pouco distraído.
Sempre que ela me via chegar a casa abanava o seu rabito alongado e olhava-me através dos seus belos olhos amarelos como se me falasse em silêncio. Ela sabia muitíssimo bem quando me sentia triste. Nessas alturas, enquanto eu me deitava vestida por cima da cama a olhar para o tecto do quarto como quem busca explicações, inexplicáveis… ela deitava-se ao meu lado no tapete do quarto e tristemente ia soltando aqui e ali um latir ameno como se quisesse chorar comigo.
A minha cadela Coimbra era um animal especial…
Um dia rompeu repentinamente a guerra civil em Angola. Deu-se então a descolonização, o medo e a insegurança instalou-se nas pessoas e de repente nos muros de meu quintal tropas da UNITA entrincheiram-se para responderem ao fogo cruzado do MPLA. Os meus pais como milhares e milhares de Portugueses resolveram abandonar Angola para sempre e regressar a Portugal.
Quinze dias antes de embarcarmos para Lisboa, a minha cadela Coimbra sem nenhuma razão aparente resolveu despedir-se de nós. Deixou de comer. Deixou de responder aos meus carinhos. Já não me olhava com os seus lindos olhos amarelos como sempre fizera quando eu falava com ela. Deixou de me abanar o rabo como fizera naquele primeiro dia em que chegou, em que irrompeu naquela casa, como uma flecha descomandada.
Não compreendi de imediato a sua súbita tristeza e alheamento. Em momento algum me pareceu doente e por isso mesmo não dei grande importância ao assunto.
De repente, quando faltavam precisamente três dias para embarcarmos para Luanda para virmos embora definitivamente para Portugal, ela morreu. Sem se despedir de mim, sua companheira de sempre. Assim… como quem foge no remoinho de um vento tropical.
Logo de manhã quando me levantei, fui dar com ela morta no mesmo tapete do quarto onde tantas e tantas vezes me fizera companhia. Ainda hoje tenho dificuldades em descrever o que senti nesse preciso momento. Algo se desmoronou dentro do meu coração porque a morte é sempre uma perda irreparável, principalmente quando vemos partir alguém. E a minha cadela preta era alguém para mim…
Era mais do que alguém, era tudo quanto me restava de definitivo porque sabia perfeitamente que ela sempre me seria fiel. Mais dos que os amigos e os amores sempre efémeros. A partir desse dia o meu coração encheu-se de luto. Nunca mais consegui afeiçoar-me a um cão dessa maneira, porque nunca mais se apagou de mim essa terrível sensação de perda.
Tenho a certeza absoluta que a minha cadela Coimbra morreu de tristeza. Sei que ao partir de repente, teve a grandeza enorme de me permitir que me despedisse dela com lágrimas, enquanto cavava um buraco nas traseiras do meu quintal.
Sei também que ela se recusou despedir-se de mim. Como a compreendo…!!!
No dia em que me vim embora coloquei naquele pedaço de terra remexida, um punhado de acácias rubras a cobrir a sua campa. Nunca a esqueci…
Descansa em Paz, minha querida amiga. No céu dos cães onde te encontras, lembra-te desta tua amiga que nunca por nunca deixou de ser fiel, à tua memória.
No sítio onde te enterrei, ao lado de uma roseira, devem ter nascido com certeza… minúsculas joaninhas, que agora andam a sobrevoar descansadamente a mesma relva verde que tanto gostavas de mordiscar.
Sabes? Tenho saudades infinitas, da tua fidelidade.

Vóny Ferreira


Registado

De todos os nomes
que me chamares
um eu saberei
que é meu...

- MULHER!

(Vóny Ferreira)
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Janeiro 14, 2009, 21:38:48 »

Um texto enternecedor! Quem não tem saudades dos seus animais queridos?!
bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Luis F
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1612
Convidados: 3


Nas asas do sonho, escrevo...


WWW
« Responder #2 em: Janeiro 16, 2009, 16:47:56 »

Vony, uma crónica muito bem escrita e de grande conteúdo, que me deu um prazer enorme ler...

Com amizade
Luis
Registado

Vóny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


VÓNY FERREIRA pseudónimo literário de Mª. Ivone Fe


WWW
« Responder #3 em: Janeiro 16, 2009, 22:56:59 »

Goreti e Luís!
O vosso incentivo é permanente.
Nunca o esquecerei...obrigada!
Registado
Laura Gil
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 395
Convidados: 0



« Responder #4 em: Janeiro 16, 2009, 23:06:09 »

Vony, enquanto te lia recordava os meus "queridos" animais que sempre tive enquanto vivi na casa do campo. Ainda hoje tenho saúdades do meus cavalinhos que tantas e tantas vezes recordo com muita saúdade. Amiga, uma crónica  que me deu um enorme prazer em ler e que mais tarde voltarei a passar por cá.

Beijo
Registado

"A Beleza dos instantes tem a fragilidade de uma rosa"
Vóny Ferreira
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 2533
Convidados: 0


VÓNY FERREIRA pseudónimo literário de Mª. Ivone Fe


WWW
« Responder #5 em: Janeiro 16, 2009, 23:18:52 »

Sabes Laura?
Esta crónica tem já alguns anos. Quando a escrevi, fi-lo como
sempre ao sabor da emoção de reviver momentos que
me marcaram definitivamente. Ainda hoje recordo essa
cadela com o maior carinho.
Obrigada, querida, pelo teu testemunho. Bj
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Julho 09, 2024, 23:36:25 ]

[Julho 05, 2024, 17:42:03 ]

[Julho 05, 2024, 09:47:42 ]

[Julho 04, 2024, 12:20:20 ]

[Junho 29, 2024, 18:22:14 ]

[Junho 25, 2024, 18:25:37 ]

[Junho 25, 2024, 18:20:40 ]

[Junho 13, 2024, 18:30:10 ]

[Junho 10, 2024, 21:27:41 ]

[Junho 10, 2024, 21:24:42 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130170
Total de Tópicos: 26787
Online hoje: 361
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 384
Total: 384
Últimas 30 mensagens:
Maio 25, 2024, 13:29:23
Hoje, o Figas veio aqui, desejar a todos um bem-estar na vida, da melhor maneira vivida.FigasAbraço
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.199 segundos com 29 procedimentos.