EscritArtes
Novembro 01, 2024, 14:28:20 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Texto encrespado.  (Lida 3584 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3222
Convidados: 0


« em: Fevereiro 02, 2010, 10:18:49 »

TEXTO ENCRESPADO.

O caso da recusa do JN em ter publicado o artigo do Mário Crespo configura um mútuo exercício de liberdade, ou seja: o JN publica o que gosta e o Mário Crespo escreve o que quer e para quem quiser. Passo a explicar. Eu, tenho sido um leitor-colaborador priveligiado do JN, pois que ao longo de quase duas dezenas de anos de colaboração tenho visto centenas de trabalhos meus publicados, mas muitos outros não! Quantas vezes não fiquei frustrado por o JN não o ter feito?! visto que os considerava muito importantes! Todavia, se repararmos no que o JN estipula no que concerne aos artigos  dos colaboradores, constata-se  de que se  reserva o direito de não publicar os artigos na íntegra ou pura e simplesmente recusá-los!
Aqui reside o busílis da questão. Os meus artigos enviados para o JN são, normalmente,  encabeçados com a introdutória frase  “Para eventual publicaçãoâ€, porque  não posso obrigar o JN.
Claro que se eu tivesse um jornal publicaria o que entendesse, mas como não tenho estou sujeito à vontade unilateral de quem é o  dono espaço.
Depois, confunde-se direito de opinião ou liberdade de imprensa, o que não é verdade, pois que o Mário Crespo não é preso por isso e o seu o artigo pode ser publicado pelos  órgãos de comunicação social afectos à oposição, pressupondo que o JN é afecto ao Governo! Comigo isso tem acontecido!
Há outra maneira de publicar o texto; pagá-lo como publicidade. Aí não falta quem publique! A outra saída é ter um jornal próprio e publicar os eus artigos, mas não pode obrigar outros a fazê-lo. Há regras.
De qualquer modo o Mário Crespo é um sortudo, porque recebeu um telefonema do Director do JN a pedir explicações. A mim e a outros não ligam! Não será discriminação? Vou-me queixar a quem?
................xxxxxxxxxxxxxxxx...........
Autor: Silvino Taveira Machado Figueiredo
Registado
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #1 em: Fevereiro 03, 2010, 12:17:23 »

Ahahahaha. Este texto é do mais hilariante que tenho lido nos úlitmos tempos!
Que confusão que aí vai nessa cabeça... Com que então o Mário Crespo deve estar feliz por não ter sido preso e por ter sido promovido a uma espécie de seu colega pois também tem textos que não são aceites pelo jornal...
Ele não deve estar a par de tal facto de outra forma estaria concerteza a gabar-se por aí de tal honraria.
Registado
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3222
Convidados: 0


« Responder #2 em: Fevereiro 03, 2010, 17:46:37 »

Já somos dois vaidosos que nem sempre vêem seus texto publicados, mas há mais!
Cumprimentos e esforce-se para entrar para o grupo.
Ainda bem que lhe proporcionei gozo... e foi de borla!
Figas de Saint Pierre de LáBuraque
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #3 em: Fevereiro 03, 2010, 18:06:11 »

Boa tarde caros amigos,
Antes do mais, mesmo para quem não vá nos olhos um pouco vesgos e dentes falhos do Mário Crespo, tal não invalida de ser considerado um bom jornalista, obviamente como outros não tão bombásticos e por tal motivo não tão falados.
A coragem dos seus textos é de ser considerada e prezada e até distinguida, sem dúvida alguma.
Claro e felizmente que estamos num tempo sem PIDE em que por muito menos ou quase nada, por um simples e inofensivo poema publicado na Iniciação do JN, à altura dirigida pelo fantástico Dr. Nuno Teixeira Neves, se ia parar à rua do Heroísmo para interrogatório deveras agradável...
Desde 1973 que comecei a enviar textos para publicação em vários jornais e revistas e nunca me preocupei se os mesmos acabavam por ser publicados ou não, pois o caché era sempre o mesmo = 0!
Caso não exista contrato entre publicação-autor, o orgão de comunicação pode perfeitamente rejeitar a publicação e sem dar satisfação de tal, senão apenas, por uma questão ética.
Pessoalmente nunca usufruí de tal previligégio, obviamente por não me encontrar no status do Figas nem do Mário Crespo. Tudo bem, porque continuo a escrever e a ser feliz! Se calhar por não ser vaidoso... 
Abraço
José António

Registado
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #4 em: Fevereiro 03, 2010, 19:48:32 »

Pois eu só me esforço por desempenhar bem o meu trabalho que é o que me dá sustento a mim e aos meus filhos. Não tenho intenções de me esforçar para entrar em grupos. Nem vou em grupos.
Cumprimentos. Ana Marques.

Caro José António, eu também escrevo para ser feliz. Um abraço.
Registado
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3222
Convidados: 0


« Responder #5 em: Fevereiro 03, 2010, 20:38:38 »

De ironias percebo eu.

Status não é quem o tem, mas sim quem o dá!

A mim, sem que nada pedisse, o JN já veio cá a casa fazer-me duas entrevistas! A última foi publicada no caderno especial nos seus 120 anos. Todavia, o JN nem ninguém pode contar com a minha subserviência nem eu obrigo ninguém a quer que seja nem tão-pouco concordar comigo!
Estou tão feliz como estava! Aliás, eu não escrevo para ser feliz nem para tornar outros felizes, apenas deixo fluir o que penso e por aí me fico.

Se no meu texto refiro o meu caso é porque também ganho zero e o JN publica ou não publica e eu não me queixo! Ponto final.

Um dia, pessoalmente, para não haver mal-entendidos explicarei mais pormenores, sem que me queira comparar a quem quer que seja, porque sou simplesmente o Figas de Saint Pierre de Lá-Buraque.

Tenham calma e cuidado com o piso escorregadio.

Na questão do do exercício do Poder lembro-me dum meu pensamento.
Ei-lo:
"A questão do Poder não reside em quem manda mas sim em quem obedece."
Registado
NunoMiguelLopes
Membro
***
Offline Offline

Mensagens: 209
Convidados: 0


Não vou gostar nada do dia de hoje, pois não?


« Responder #6 em: Fevereiro 04, 2010, 20:49:26 »

Alguns pontos sobre o "mútuo exercício da liberdade" que o Figas menciona. Mário Crespo tem a liberdade de escrever o que quiser, tal como qualquer um de nós, e se o jornal com o qual colaborava lhe imprimisse os artigos de opinião, muito bem (neste caso, o JN). Agora o JN ter o direito de não publicar o que quiser já não é um exercício de liberdade e, mesmo que fosse, só a muito custo é que colocaríamos ambos os "exercícios de liberdade" ao mesmo nível. Pessoalmente, não coloco, nem ao nível de liberdade nem ao nível da mutualidade.

Um jornal pode recusar publicar um artigo de opinião de um proeminente colaborador habitual (como o amigo Figas), claro, mas não pode fazê-lo sem se arriscar a vender a alma ao Diabo. Porque um jornal, para manter a sua reputação de Jornalismo (assim mesmo, com letra grande) sério, tem de ser plural. E não pode ter medo de publicar um qualquer artigo que venha contra o Governo, mesmo que seja um jornal (não sei se é, pode ser apenas um órgão sem testículos) afecto ao PS.

Se um jornal apenas publica notícias que não ericem o pêlo a este grupo ou àquele, deixa de ser um jornal, certo? Passa a ser apenas um veículo de propaganda. E, como todos sabemos, a propaganda não prima pela pluralidade. Na verdade, vai mais no sentido inverso.

As desculpas do JN são ridículas na medida em que Crespo escrevia artigos de opinião, o que não é o mesmo que escrever noticia jornalística. Logo, Crespo não tem necessariamente de se reger pelas mesmas regras. Mesmo que Crespo se pusesse ali a mentir à descarada, o nome dele vem com o texto e o senhor tem a sua reputação a manter, tem um estatuto que o público (não é ironia) lhe dá há muitos e muitos anos. Não quer dizer que pessoas respeitáveis não mintam. Mas sendo artigo de opinião, o jornal está mais protegido de possíveis retaliações jurídicas. E mesmo que não esteja, quem tem medo compra um cão. Contudo, duvido que um cão sirva para alguma coisa num jornal medroso.

O JN arranjou uma desculpa para poder ceder a pressões externas, isso para mim é óbvio. Se um jornal cede a pressões externas, não faz o seu trabalho. Se, cedendo, recusa publicar um artigo de opinião de alguém que tem vindo a criticar o governo, nunca estará a exercitar a liberdade. Está é a sacrificá-la. Em nome de quê? Não sabemos. Não abalar o frágil ego do Primeiro-Ministro? Não assustar os accionistas? Não fazer ondas? Tudo preocupações que não deviam existir num jornal sério.

Compreendo que o amigo Figas tenha passado incontáveis vezes pela mesma frustração do Mário Crespo. Maior, até, porque a si ninguém telefona. Tendo em conta as centenas de textos seus publicados, na minha opinião, devem-lhe a mesma deferência que, aparentemente, foi estendida ao Mário Crespo. Mas, admitindo que possa estar habituado a ver os seus textos recusados, não percebo que esse hábito leve o amigo a confundir a liberdade de expressão de opinião contrária de um cidadão (Crespo), com o sonegar dessa mesma liberdade das páginas de um jornal (JN).

Mário Crespo não foi preso, logo, há liberdade de expressão e, por isso, tudo está bem. Não. Algo no JN está mal. A começar, é mau ser tão sensível a pressões externas ao ponto de em vez de defender os seus colaboradores, levanta-lhes problemas sob pretextos mal amanhados.

E será apenas no JN? Ainda há pouco tempo fecharam a boca à Manuela Moura Guedes na TVI. E o Professor Marcelo também anda com a vida dificultada na RTP. Um padrão surgiu e é preocupante. É esse o ponto fulcral desta questão com o Mário Crespo.

Mas podemos dizer que estes órgãos de comunicação social apenas estão a exercer a sua liberdade "editorial". E não nos queixarmos quando eles, de facto, a exercem de modo claramente inclinado e deferente ao poder vigente. Ainda ontem escrevi noutro lado (não foi no JN, infelizmente), no contexto de outro assunto, que o direito à liberdade de expressão foi conquistado a duras penas e que, hoje em dia, as pessoas se esquecem de que é preciso continuar atento e alerta e pronto para lutar por esse direito novamente. A liberdade de expressão implica pluralismo, e este implica vozes dissonantes. Quando estas são caladas, mesmo que digam coisas que não nos agradam ou de forma que não nos agrada, é nosso dever protestar. E não simplesmente pensar "a mim fazem o mesmo, não vejo onde está o escândalo".

Amigo Figas, o seu texto parece-me ter sido escrito com o ângulo de se autopromover, equiparando-se ao estatuto do Mário Crespo. E tem todo o direito de o tentar, se quer saber a minha opinião. Ainda para mais, tendo em conta a sua longa colaboração com o jornal em questão. Apenas acho que os escritos de Mário Crespo, por se distinguirem pela coragem a eles inerente, merecem um estatuto diferente dos textos daqueles outros colaboradores que acham "aceitável" um jornal silenciar as vozes mais incómodas a um certo tipo de poder.

Registado
Alfredo D
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 585
Convidados: 0



« Responder #7 em: Fevereiro 04, 2010, 21:14:50 »

Será que com o crespo num dos pratos da balança e o presidente do conselho no outro, será que com estes dois manganões, o fiel da dita se afasta do fulcro?
Tenho todas as dúvidas.Todas e mais algumas!
Registado
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3222
Convidados: 0


« Responder #8 em: Fevereiro 04, 2010, 23:23:23 »

Aceito todas as críticas, pois para os outros sou sempre o que eles penso e não o que digo que sou! Que fazer? Deixar correr.
A propósito, ofereço-vos este meu poema

           NOMES
           Já me têm chamado de intratável
           de formidável, de engraçado,
           de  crítico, de satírico,
           de irónico, de cómico,
           de sovina, de pessoa cretina,
           de bom rapaz  e de homem de paz!
           até já me têm chamado de homem rico
           e muito viajado!

           As coisas que me chamam!
           simplesmente formidável!

           Enfim, que sou eu?
           eu vos digo:
           sou variável, instável,
           brilhante como o Sol,
           dou luz, mas faço sombra!
           claro como clara lua,
           mas com luas que não dão a cara!
           
            Sou como o mar;
            com marés vazas ou em preia-mar!
            sou vento bonançoso ou tempestuoso!

            Ah, já me esquecia!
            também me chamam de poeta
            e ao que escrevo de poesia,
            enfim, mais uma mania!

             Perdoai-lhes Senhor,
             só Vós sabeis o que sou
             na minha instabilidade animal:
             Ã s vezes besta,
             por vezes bestial.
            ................xxxxx...............
            Silvino  Figueiredo
           Nota: Um dia, se possível, darei alguns pormenores sobre a base do meu    artigo
Entretanto pensem o que quiserem.
Cumprimentos do Figas
 
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Outubro 25, 2024, 19:09:14 ]

[Outubro 06, 2024, 17:38:48 ]

[Å¿etembro 12, 2024, 21:18:04 ]

[Å¿etembro 06, 2024, 18:35:39 ]

[Å¿etembro 01, 2024, 09:05:59 ]

[Agosto 31, 2024, 20:06:44 ]

[Agosto 31, 2024, 20:05:20 ]

[Agosto 16, 2024, 17:36:11 ]

[Agosto 16, 2024, 17:26:13 ]

[Agosto 12, 2024, 21:37:50 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130205
Total de Tópicos: 26813
Online hoje: 1043
Máximo Online: 1120
(Outubro 18, 2024, 13:37:11 )
Utilizadores Online
Users: 1
Convidados: 666
Total: 667
Últimas 30 mensagens:
Agosto 12, 2024, 21:38:48
A todos um FigasAbraço
Maio 25, 2024, 13:29:23
Hoje, o Figas veio aqui, desejar a todos um bem-estar na vida, da melhor maneira vivida.FigasAbraço
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Å¿etembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Å¿etembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Å¿etembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.235 segundos com 29 procedimentos.