ferpereira
Contribuinte Junior
|
|
« em: Junho 18, 2010, 14:49:48 » |
|
Somos originais ou fotoc贸pias?
鈥淰oc锚 nasceu como um original. N茫o morra como uma c贸pia鈥 (John Mash)
Acho que esta cita莽茫o diz tudo aquilo que aqui se quer transmitir nesta reflex茫o. Mas, para pensarmos um pouco mais, 茅 sempre bom um pouco mais de palavras para completar o argumento. N贸s nascemos, j谩 sabemos, completamente sem nada, come莽amos praticamente do zero, somos livres, podemos ser tudo e ter tudo, assim como nascemos 煤nicos, somos um modelo, somos in茅ditos, novos, sem igual, singulares, exclusivos. Ao darmos os primeiros passos, ao dizer as primeiras palavras, ao ler as primeiras frases vamos aprendendo coisas cada vez mais fortes, mais poderosas, que n贸s reconhecemos serem exemplares e queremos fazer iguais, porque achamos que aquilo 茅 bom e que deve ser feito assim, devemos ser assim, devermos ter assim. E ent茫o copiamos, fazemos o que os outros fazem, temos o que os outros t锚m, somos o que os outros s茫o. Tudo bem que seguir os passos de algu茅m que fez ou que tem o melhor 茅 bom, mas ser谩 melhor se disso criarmos algo novo, algo original. Ser original 茅 ser 煤nico, 茅 pegar em algo e desenvolver uma coisa diferente, 茅 recriar, 茅 ser in茅dito, ser distinto, singular e exclusivo. Enquanto que ser uma c贸pia 茅 ser imitador, um duplicador, um semelhante, uma reprodu莽茫o. As nossas vidas s茫o feitas de momentos, situa莽玫es, oportunidades, instantes, possibilidades que captamos e, destes momentos, somos livres para escolher acolh锚-los e fazer deles nossos, ou somos livres para os largar. Se os acolhermos, podemos seguir os padr玫es que est茫o estabelecidos: ser exactamente igual ao que tem de ser; ou recriar um momento novo, uma nova situa莽茫o, para ser diferente do que tem de ser. Porqu锚 que tudo ser de ser igual, porque 茅 que temos de ser todos iguais? N茫o temos, podemos ser completamente diferentes, fazer coisas novas, recriar novas situa莽玫es, aproveitar para reproduzir, refazer, originar algo novo a partir do velho. Porque 茅 que temos de seguir os passos que outros deram? Podemos sim conhecer esses passos, mas seguir outros, fazer os nossos passos para que outros nos sigam. Que seria da humanidade se todos vissem os mesmos filmes, lessem os mesmos livros, conhecessem as mesmas pessoas? N茫o haveria muitas oportunidades para ser original. A diferen莽a est谩 a铆: em conhecer algo novo, capt谩-lo para faz锚-lo nosso e recri谩-lo na originalidade. N贸s somos todos iguais, mas tamb茅m somos todos 煤nicos. N茫o h谩 mais ningu茅m igual a mim: eu sou, fa莽o e tenho o que mais ningu茅m 茅, faz e tem. Nascemos 煤nicos, n茫o cres莽amos todos iguais! A diferen莽a est谩 mesmo a铆: na diferen莽a. Sejamos diferentes!
|