EscritArtes
Julho 02, 2024, 06:33:10 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ...divagações acerca do mundo académico...  (Lida 2115 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Araci
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 57
Convidados: 0


Ainda não sei o que sou, mas sei quem eu sou


WWW
« em: Setembro 29, 2010, 12:13:31 »

Em grandes conversas com um amigo de peito, falávamos, uma vez mais, dessas coisas vulgares da vida. Caminhávamos calmamente nesse espaço a que chamam Universidade. Passamos por certos locais, e num deles, vimos um cartaz que fazia referência aos elevados preços do bar da faculdade, e para os estudantes se unirem e protestarem. Estavam cerca de quatro pessoas ao todo naquele fórum. Sempre os mesmos resistentes. Poucos dias antes tinha sido enviado, através do e-mail da faculdade, uma mensagem convidava os estudantes a se concentrarem naquele espaço para um debate de ideias, daquilo que esperavam da faculdade, objectivos para o novo ano, e o que gostariam de ver melhorado.

Penso que as moscas, insectos e alguns micróbios estiveram muito interessados no debate, visto serem os únicos presentes. Nós os dois arranjamos desculpas patéticas para tentar salvar os patéticos dos nossos estudantes, “é final do dia”, “as pessoas a esta hora já estão cansadas!”.Enfim…

Seguimos, e paramos junto a um muro para poder observar o pôr-do-sol, e aquela nossa melancolia e boa conversa foi subitamente interrompida por uma imensidão de gente nova, na flor da sua idade, que subia freneticamente umas escadas, com uma camisola azul escura nova, e com a cara pintada, seguidos de gente mais velha, que muito orgulhosamente se cobria com um traje preto.
-Afinal não estão cansados - Disse o meu amigo
- Parece que não! - Disse eu.

A verdade, é que assistimos cada vez mais, a um progressivo desinteresse de tudo o que os rodeia, por parte daqueles que supostamente é que deveriam marcar a diferença, mas não o fazem. De ano para ano os adeptos da ignorância e camelice são cada vez mais!
Já não se vem para a Universidade para ter qualquer troca de ideias, abrir os horizontes da mente, desvendar segredos do mundo académico, vem se para a Universidade para se ser humilhado (pelo menos é o que parece!).

Em outras conversas com estudantes de Erasmus, perguntavam-me várias vezes do porquê de certos rituais que a eles lhe eram estranhíssimos, e que alguns identificavam como sendo algo do tipo fascista, ou retirada de outra qualquer ditadura, ou até dos filmes do Harry Potter. Ao contrário de uma ditadura, onde as pessoas não têm liberdade de expressão e são subjugadas por uma força maior sem terem o poder de escolha, aquelas pessoas estão ali, por opção: Gostam de ser humilhadas, por opção. Gostam de fazer coisas que carecem de sentido, por opção. Ou seja, essas pessoas estão ali (e muitas não gostam de estar, mas estão) por uma qualquer força maior (Qual? A da estupidez?).

 Tudo em nome da tradição (seja ela boa ou má) e de uma bonita fotografia que uns anos mais tarde (bem mais tarde a contar pelas matriculas que esses mesmo já têm) será colocada na salinha, numa moldura toda catita, um traje todo pimpão, um sorriso bem amarelo, e um atestado de burrice.
 A Universidade, que deveria ser um espaço democrático, aberto ao conhecimento, liberdade, e sobretudo à não existência de dogmas, parece ser cada vez mais uma utopia.

São cada vez menos, os alunos que realmente querem transformar a Universidade, e marcar a diferença dentro dela. Para tal, marcam-se reuniões, debates, e são zero os que aparecem.
Para uma boa humilhação às 8.30 da manhã estão lá todos: prontos para passar mais um dia a serem chamados de idiotas, a gritar umas quantas estúpidas palavras em latim (se é que sabem latim), para um dia mais tarde, poderem também eles chamarem idiotas a outros.

Estudar? Ah sim estudar…. Para isso temos Janeiro e Junho (altura dos exames). Pelos menos, dirijo-me aos meus colegas, estudantes de letras, sendo eles próprios que deitam a baixo os seus cursos com atitudes deste tipo. Depois não se admirem que venham os nossos colegas de ciências ou de arquitectura fazer piada. Não tenho qualquer vergonha em admitir que eles estudam e se interessam muito mais por tudo do que nós.

 Porém, agora em defesa da classe (pois também eu faço parte desse rebanho de ovelhas que aqui anda) admito que alguns professores não nos ajudam muito. Esses mesmos parecem estar mais interessados no ordenado que recebem no final do mês do que em propriamente em dar aulas decentes. Já nem peço o fim das propinas (pois parece que cada vez que existe uma manifestação desse tipo, alguém de lá de cima faz um jeito de nós ainda pagarmos mais, ou então até algum estudante olha-nos e deita no ar frases como “O meu pai é médico não necessito destas coisas”), mas por um bom ensino com qualidade, que incentive à investigação, e que realmente dê oportunidades aqueles que realmente querem trabalhar (àqueles que andam aqui a passear os livros, e que apenas vieram para aqui para fugir do controlo parental, deixo a frase: a porta da rua é serventia da casa)~

Nós, para além de estudantes, somos também clientes. Pagamos cerca de 1000 euros por ano para estudar, devíamos exigir, pelo menos, a contratação de bons professores …Mas não. Contam-se pelos dedos aqueles que aqui andam e se sacrificam pelos seus alunos, que realmente são Professores, que nos incutem o verdadeiro espírito académico, e que nos marcam para a vida.
                E há quem reclame, sim…Apenas em conversas fechadas, de pátio, que duram apenas cinco minutos, e que se esquecem… E há um provedor do estudante, na Reitoria, que também está lá para ouvir as reclamações das mesmas moscas que estiverem no debate.
                Admito, estou sem esperanças, pois como já tenho dito, a ignorância e tudo o que lhe é associado tende a ter cada vez mais adeptos, em todas as áreas da sociedade.
                Um destes dias, estava na cantina a almoçar com uma grande pessoa, e ela disse-me uma frase, que a tia dela já lhe tinha transmitido, e que nunca irei esquecer:
“Dar-te-ás conta que és adulta, quando olhares em teu redor, e só vires estupidez humana!”   
Registado

Joana Araci
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Outubro 03, 2010, 20:59:37 »

A propósito de humilhação, outro dia fiz uma cena pouco bonita de se ver. Passei na rua e vi um grupo de estudantes a serem praxados. No regresso, ainda lá estavam. Uns, de joelhos no chão, cabeça baixa, testa quase a molhar-se no cimento molhado pela chuva da noite. Ao lado, uma rapariga ouvia, de cabeça baixa, uma arenga qualquer. Antes estivera ajoelhada. Não me contive. Dirigi-me à jovem e perguntei-lhe se não percebia que estava a ser humilhada. E se sabia que não era obrigada a fazer aquilo... a resposta veio de uma cara meio assustada: Faço isto porque quero.
A resposta que lhe dei e o que lhes chamei deve ter tido pelo menos a vantagem de os fazerem questionar-se acerca da arrelia de uma estranha. Como costumo dizer, a Faculdade é a escola da covardia e subserviência. E são os alunos que ajudam a perpetuar as maleitas. Em vez de se rebelarem contra actos de prepotência,  aceitam-nos dos seus pares. Tal qual carneiros. Como disse à polícia, se eu encontrasse um filho meu naquelas cenas, dava-lhe na cara em público. Já que apreciava a humilhação...
Jovens, assumam-se como seres pensadores e exijam o respeito que merecem.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Araci
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 57
Convidados: 0


Ainda não sei o que sou, mas sei quem eu sou


WWW
« Responder #2 em: Outubro 03, 2010, 22:18:35 »

Pois é Goretidias,infelizmente é esta a realidade... Uma vez houve uma feira de emprego na minha faculdade,e os presentes foram praticamente zero... se lhes pusessem um barril de super bock de certeza que apareceriam !!
Em relação a essa humilhação é deveras triste em que nao haja uma força maior que realmente regule essa actividade..enfim.Com tantos problemas que o nosso Portugal enfrenta,estes ficam totalmente esquecidos....
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Novembro 11, 2010, 14:14:17 »

Com pezinhos de lã, ou talvez não, se faz neste texto, uma sábia abordagem de uma prática fascista que persiste no meio universitário.A praxe académica, qualquer praxe, é sempre sinónimo de totalitarismo e subserviência.Um imenso bem-haja, por ter aflorado este tema, que muitos fazem por ignorar.
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Junho 29, 2024, 18:29:26 ]

[Junho 29, 2024, 18:22:14 ]

[Junho 25, 2024, 18:25:37 ]

[Junho 25, 2024, 18:20:40 ]

[Junho 13, 2024, 18:30:10 ]

[Junho 10, 2024, 21:27:41 ]

[Junho 10, 2024, 21:24:42 ]

[Junho 10, 2024, 21:23:38 ]

[Maio 30, 2024, 19:09:34 ]

[Maio 28, 2024, 11:58:02 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130166
Total de Tópicos: 26785
Online hoje: 214
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 255
Total: 255
Últimas 30 mensagens:
Maio 25, 2024, 13:29:23
Hoje, o Figas veio aqui, desejar a todos um bem-estar na vida, da melhor maneira vivida.FigasAbraço
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.122 segundos com 27 procedimentos.