EscritArtes
Julho 02, 2024, 06:34:31 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Nós e os outros…e porque Lisboa ( e o Porto) são Portugal e o resto É MESMO pais  (Lida 2764 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Araci
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 57
Convidados: 0


Ainda não sei o que sou, mas sei quem eu sou


WWW
« em: Novembro 29, 2012, 22:49:57 »

Eu cresci no Interior do nosso País.Cresci e fui muito feliz neste lado.Eu tenho vários motivos para defender o que é meu enquanto andar aqui neste planeta, bem como também sou a primeira a apontar as coisas más que isto tem,mas comecemos pelas boas.
Viseu é a cidade mais próxima de onde eu vivo, vá não é a cidade mais próxima, mas é a capital de distrito e merece todos os seus louvores visto ser uma cidade linda e conforme já foi dito várias vezes em estudos recentes, é a cidade portuguesa com melhor qualidade de vida para se viver,realçando-se a sua limpeza  nas ruas ( sim é verdade, se comparar com o Porto, Viseu é uma autentica cidade Suiça!) .Eu gosto das pessoas da “minha” cidade, são porreiras e simpáticas e ainda há muito a sensação de uma grande aldeia por lá, e fico chateada quando ouço alguém falar disto aqui  como se fosse uma pacovice sem sequer algum dia terem cá posto os pés.
Algumas coisas fazem-me impressão nesse tipo de pessoas,porque eu conheci bastantes delas durante os meus anos universitários.Conhecem meio mundo, fazem questão de se vangloriarem que já estiveram aqui e ali e nas capitais mais chiquérrimas do mundo, mas quando se se trata de falar do seu próprio país que é o nosso Portugal, só falam de Lisboa e do Porto e o resto é mesmo paisagem.Eu tinha pessoas portuenses e outras das redondezas que eram exactamente assim.Quando por vezes algumas me perguntavam se eu ia para casa ( Viseu) lá diziam ” então e este fim de semana vais lá para cima?” .Que grande confusão que aquilo me dava e eu respondia bem alto ” É lá para baixo! Viseu fica abaixo daqui!” ( sim Viseu fica mesmo abaixo do Porto,que espanto!).Isto aconteceu-me muitas e muitas vezes,com pessoas comuns da rua no Porto o que eu perdoava,mas aconteceu-me também com Universitários!Essas pessoas que tinham corrido meio Mundo e nem sequer o seu país conheciam falavam do Interior como se fosse uma espécie de deserto, sem interesse e como se fosse de facto outro país.
 Todos sabemos que as diferenças não estão entre Norte e Sul, e quem assim pensa é um tanso.As diferenças maiores estão entre Interior vs Litoral.Há várias coisas que me incomodam aqui.Uma das grandes coisas que faz falta em Viseu é o comboio,esse veículo de transporte fabuloso que sinceramente acho que se por aqui existisse esta região iria sofrer uma grande evolução em tudo, tanto na mobilidade como principalmente na mentalidade,e assim não pensaríamos que o carro é o único meio de transporte do mundo e que quem não tiver um carro não é ninguém na vida.
Quando andava aqui no secundário conheci pessoas do Litoral que muitas vezes me diziam quando eu queria ir dar um passeio “Porque não te enfias no comboio e vais até a algum lado?”.Já com os meus 15 anos fui confrontada com estas coisas,ficava irritada deles pensarem que Portugal era como o Litoral onde viviam, cheio de comboios suburbanos até ao Porto ou coisa que o valha, depois lá lhes dizia meia irritada “não há comboio aqui, nem aqui nem em Viseu!”. Claro que eu também não fazia ideia que os vários comboios suburbanos que fazem ligações entre cidades como Braga, Aveiro e até Guimarães fazem paragens em aldeias muito mais isoladas do sitio onde eu moro!Portanto aqui não seria tão impossível existir também um comboio!
Mas continuando a falar das pessoas,espanta-me a ignorância brutal que algumas do Litoral têm em relação ao Interior. Eu tenho de admitir que há duas cidades e distritos que não conheço, Chaves e Bragança,por isso sobre elas nada falo! Porém eu sei que tive uma grande sorte dos meus pais viajarem comigo por todo o Portugal quando eu era criança.Era uma típica família portuguesa dos anos 90 que viajava todos os Verões até ao Algarve , e que belos tempos que foram!
Até muito tempo eu acreditei que todas as famílias eram mais ou menos como a nossa e que todos iam para o Algarve em fila indiana.Claro que não sabia que havia pessoas com mais dinheiro que em vez de saírem para fora cá dentro iam visitar Caraíbas e não sei que mais e a esturrar tudo o que ganhavam e tudo era um paraíso.Eu tive a sorte desde muito nova ( porque não havia auto estradas como agora as há) ter percorrido Portugal por entre estradinhas. Parávamos em cada povoação e andávamos por todas as estradas nacionais , a viagem era bem longa e comigo sempre a perguntar ao meu pai “ Ó pai já chegamos ao Algarve? ” , e às vezes ainda nem ao Alentejo tínhamos chegado!
Quando ouço pessoas a falarem que Viseu fica para cima do Porto faz-me confusão.Como me faz confusão uma vez ter ouvido “então mas por que raio o teu irmão foi estudar para a Covilhã, isso é um bocado fim do mundo não?”.  Quando muitas dessas pessoas eram de vilazitas e aldeias muito piores que a linda cidade da Covilhã.
 Outra coisa que senti enquanto estudante era o facto de eu ser Universitária e ser de uma aldeia do Interior.Parecia que isso era algo mesmo estranho a vários colegas meus,principalmente a certas dondocas que tinham vindo de colégios privados e que mais parecia estarem a fazer um curso intensivo para virarem umas tias de Cascais ( desculpem a expressão!)do que para fazer o mesmo curso que eu, e cujos pais ou eram professores,ou médicos ou pessoas que em vez de utilizarem papel higiénico pegavam em notas de 500 euros para limpar o dito cujo.Não, os meus pais não eram nem doutores nem professores nem coisa que o valha, mas qual é o espanto? Acho que a educação chega a todas as pessoas certo? Não são essas as maravilhas que a democracia e um Estado Social nos fornecem?
 Tive também a sorte de ter a minha escola primária a 3 metros de minha casa,e tive ainda o luxo de estar numa escola onde na altura éramos umas sete crianças.Lembro-me ainda que na 4ª classe éramos apenas duas crianças,eu e outro rapaz que estuda engenharia em Coimbra.
 A acrescentar a tudo isto depois também temos o nosso querido Governo que se está mesmo a borrifar para nós.Pagamos como todos mas não temos as regalias como todos os outros.Se eu não me podia queixar pelo facto de ter tido uma escola pública com poucas pessoas e onde fui muito feliz,nos dias de hoje não é bem assim.Somos do Interior, ninguém quer saber se uma escola fecha numa aldeia isolada tirando toda a vida que nela existe.Escolas fecham e os miúdos têm de ser levados para cascos de rolha para terem aulas, mas isso ainda é compreensível por um lado,mas por outro é a morte de um local.Porém o pior ainda é os hospitais que fecham em certas vilas,bem como os tribunais.Isso vai se fazer aqui, e pessoas vão ter de andar kms e kms em deslocações e isso é se tiverem carro,porque como já disse, aqui quem não tiver um carro não sai de casa e andar de táxi não é das coisas mais baratas.
 Por um lado a nossa cidadezita ( que por mim deveria antes ter permanecido como uma vila,ao menos seria uma boa vila e não uma fraca MUITO FRACA cidade) vai ganhar, mais pessoas virão para cá e isso agitará certamente o nosso comércio. Mas e as outras vilas, e os kms que as pessoas terão de fazer para virem cá e o dinheiro que irão gastar? Ninguém se lembra disso? Tudo se decide lá para baixo para a Capital, negoceiam-se coisas em base de números e só se lembram das pessoas que para cá sobrevivem quando elas se esquecem de pagar alguma coisa…Mas e nós não somos tão portugueses como os que vivem no Porto ou em Lisboa?Juro que por vezes penso se estarei mesmo em 2012 e se estamos de facto no século XXI ou se estamos é umas décadas atrás a viver num Portugal atrasado e esquecido dentro de uma ditadura qualquer…
Outra coisa que me irrita é a televisão, esse meio de comunicação que sinceramente desprezo.Cada vez que falam do interior fazem questão de pegar numa aldeia qualquer de Trás-os-montes, onde existe uma meia dúzia de pessoas velhinhas a viverem, infelizmente, em casas com muitas más condições e  depois fazem disso um espelho de todo  o interior,ou então de pegarem num jovem qualquer cuja inteligência deixa bastante a desejar e pintam-o como o jovem típico do interior.
É que por aqui também há muitos bons cérebros, e maus, como há em todo o lado, mas acho que nenhum universitário destas regiões iria algum dia dizer que Lisboa fica para o Norte de Viseu e o Porto fica para o sul…( acho eu)...

Joana Araci Rodrigues Almeida,22 anos, licenciada em Línguas e Relações Internacionais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A autora rege-se pelo antigo acordo ortográfico.
Registado

Joana Araci
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1277
Convidados: 0


outono


« Responder #1 em: Novembro 30, 2012, 22:56:37 »

Diz o ditado quem não se sente não é filho de boa gente. De facto existem, sobre o interior deste país, preconceitos assentes em percepções erradas. E as percepções erradas são, muitas vezes, manifestações gritantes de falta de cultura. E digo-o porque além de ter nascido numa aldeia do interior, com muito orgulho, conheço quase todos os recantos de Portugal. Sempre que posso desloco-me para essas regiões, ditas menos cosmopolitas, onde se sente ainda o pulsar de um país mais genuíno e nas suas especificidades tão "moderno" como as grandes metrópoles. Compreendo assim a veemência com que defende a interioridade e sobretudo a crítica que faz à  forma como o interior é tratado, principalmrnte pelo poder central, neste texto que muito apreciei.
 
Registado
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Dezembro 04, 2012, 23:38:32 »

Joana,

o seu espanto é compreensível e importa que escreva sobre estas coisas da forma como o faz, inteligente, coloquial, judiciosa e mordaz sem ser deselegante. A sua compostura, ao longo do texto, é surpreendente. Aposto que há muitos portugueses do Porto e de Lisboa que nem as suas cidades conhecem e que nunca de lá sairam. Não sei se se sentem orgulhosos disso. Mas a Joana faz bem em reclamar. Quem vive afastado das maiores cidades só é tratado como existente para pagamento de quotas e de impostos e de prestação de serviço militar. Espero que esteja para breve a redescoberta das vantagens do interior. Os tempos mudam e as necessidades também. As políticas é que são o que são, infelizmente.
Parabéns!
Registado

Carlos Ricardo Soares
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Dezembro 05, 2012, 08:03:43 »

Sou apreciadora dessas terras abandonadas pelos governos, autênticas, de gentes puras ainda. Junto a minha voz à sua!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Araci
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 57
Convidados: 0


Ainda não sei o que sou, mas sei quem eu sou


WWW
« Responder #4 em: Dezembro 16, 2012, 14:51:28 »

agradeço muito todos os comentários dados sobre o meu texto. Muito obrigada Smiley
Registado
Nanda
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 913
Convidados: 0



« Responder #5 em: Fevereiro 09, 2013, 07:39:38 »

Araci,
Concordo e corroboro a tua indignação, mas ela não passa de ignorância e altivez daqueles que julgam ter nascido no berço da sua Nação. Sinto isso também, apesar de não ser do interior. Eu sou de Setúbal, com muito orgulho, terra de grandes nomes, como Bocage, Luísa Todi, atualmente Mourinho e outros e não trocaria a minha cidade por nenhuma outra. Só o desemprego, consequência da atual conjuntura contribui para a sua estagnação económica e social, mas ainda assim a beleza desta cidade, banhado por um Sado magnificamente acompanhado de Serra e ar puro, só por si já é o paraíso.
Beijinho
Nanda
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Junho 29, 2024, 18:29:26 ]

[Junho 29, 2024, 18:22:14 ]

[Junho 25, 2024, 18:25:37 ]

[Junho 25, 2024, 18:20:40 ]

[Junho 13, 2024, 18:30:10 ]

[Junho 10, 2024, 21:27:41 ]

[Junho 10, 2024, 21:24:42 ]

[Junho 10, 2024, 21:23:38 ]

[Maio 30, 2024, 19:09:34 ]

[Maio 28, 2024, 11:58:02 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130166
Total de Tópicos: 26785
Online hoje: 214
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 251
Total: 251
Últimas 30 mensagens:
Maio 25, 2024, 13:29:23
Hoje, o Figas veio aqui, desejar a todos um bem-estar na vida, da melhor maneira vivida.FigasAbraço
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.214 segundos com 28 procedimentos.