EscritArtes
Setembro 12, 2024, 04:29:48 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 9- Memórias de Júlio César  (Lida 257 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1285
Convidados: 0


outono


« em: Agosto 16, 2024, 17:50:31 »

A prima desconhecida
Liguei à Rosalinda e pedi-lhe para sair na estação seguinte, apanhar um táxi e dirigir-se para o escritório, onde iríamos fazer o ponto da situação. Tínhamos concretizado o principal objetivo da nossa missão: identificar o homem.
Analisava o dossiê do caso do “marido desaparecido”, quando Rosalinda chegou. Comparava a foto que tirara com a que me foi fornecida pela cliente. Apesar da má qualidade da imagem instantânea, não havia dúvida: o homem fotografado era o marido desaparecido de Idalina. Na verdade, um falso desaparecido. Preferi, por precaução, não informar Rosalinda. Continuava convencido que tinha a casa sob escuta. Dirigi a conversa para assuntos pessoais.
- Sobre a operação que hoje executámos- disse - falaremos mais tarde. Ainda estou a rever a informação. Para já é prioritário resolvermos a sua situação familiar. Em primeiro lugar, considero que lhe devo uma explicação. Decerto que se lembra do nosso almoço, na taberna… Aquele em que me falou do seu passado e das suas origens.
- Como me podia esquecer, foi um dia especial para mim. Para além do bom momento gastronómico, pude desabafar e fazer um pouco de terapia sem pagar consulta.
- De psicólogo e louco todos temos um pouco. Para mim também foi muito importante conhecer o seu passado, que afinal já se tinha cruzado com o meu.
- Eu sei, detetive. Já me contou o divertido encontro no Rossio, quando eu vendia flores.
- Não se trata disso, Rosalinda. O que lhe quero contar aconteceu muito antes. Aconteceu quando a Rosalinda era uma criança com pouco mais de um ano, e esteve na aldeia serrana dos seus avós paternos. Hesitei em dizer-lhe até hoje, mas a pessoa que a recebeu, a Amélia, era a minha mãe. Eu tinha cerca de dez anos e lembro-me de estarem na nossa casa, durante uma semana, até fazer a sua recuperação da tosse convulsa. O que lhe estou a dizer é que ainda somos primos. E resolvi esclarecer isto para reafirmar que, para além de razões humanitárias, a minha preocupação com a sua vida familiar tem motivos acrescidos.
- Nem por sonhos estava à espera de uma notícia dessas, mas é uma boa notícia. Eu era muito pequena e não tenho memórias desse período. Sei da situação porque a minha mãe a lembrava frequentemente.
Nesse ano, talvez 1956, o meu pai estava ausente. Nós vivíamos do cultivo da terra, mas nos tempos de menos trabalho nos campos, José, assim se chama o meu pai, dedicava-se ao contrabando para conseguir melhorar a nossa situação. Entre a sementeira e a monda, entre esta e a ceifa, e entre a ceifa e a nova sementeira, ausentava-se por cerca de duas semanas. Com o seu companheiro de contrabando, atravessavam a fronteira com um carregamento de café, cedido por um comerciante/ contrabandista. Partiam, altas horas da noite, para não serem vistos pelos guardas, de um e do outro lado da fronteira.
Atravessavam o Guadiana a nado, rebocando a carga num saco de lona flutuante. Ao chegarem a Espanha, caminhavam com a carga até chegarem à terra de destino. De dia dormiam em sítios isolados, em palheiros, e de noite caminhavam. Ao chegar ao local combinado, entregavam o produto e recebiam o pagamento. Rentabilizavam a sua parte do dinheiro, comprando alguns produtos baratos como tecidos, cosméticos e calçado de baixo preço. Era um trabalho duro e arriscado que correu sempre bem, exceto numa viagem em que foram abordados quando atravessavam o rio, no regresso. Primeiro sentiram o barulho de uma lancha a remos, depois uma voz que lhes era familiar a mandá-los parar. O instinto de sobrevivência fê-los largar os sacos que rebocavam com os produtos adquiridos. Todo o seu lucro, assim como a própria roupa, se perdeu. O guarda que os abordou e que nem estava de serviço, parou para recolher os sacos e deixou-os seguir. Chegaram a casa apenas vestidos com o chapéu na cabeça onde, por sorte, guardavam o dinheiro do comerciante.
O meu pai precisava dos rendimentos que tirava do contrabando, mas sempre me pareceu que exercia aquela atividade com gosto. Podia fazer como os outros agricultores que procuravam trabalhos complementares, como as ceifas no Alentejo. Mas ele preferia aquela vida: mau grado o risco, nunca desistiu.
- A minha mãe recebeu a prima renegada pelo pai, que poucas vezes vira e fez o melhor que pôde para vos ajudar. Sei que durante muito tempo mantiveram contacto por correspondência. E até que a sua mãe se mostrou disponível para me receber quando vim viver para Lisboa. Mas preferi manter a minha independência. Agora que por acaso nos reencontrámos, podemos restabelecer esses laços familiares, começando por dispensar o tratamento formal. E indo a coisas mais recentes, já pensastes na relação com o teu marido?
- Sei que tenho de voltar a casa. Sou casada com o Damião e falaremos sobre o nosso futuro, com a certeza que não estarei sozinha.
- Muito bem. Vou então telefonar-lhe para o informar que pode vir buscar-te, com as condições que vais exigir. Entretanto, vamos analisar as fotos do caso do “marido desaparecido”.
Aproximei-me da janela com vista para o rio. No porto havia um movimento desabitual. Carros de polícia. Uma zona fechada.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1264
Convidados: 0



« Responder #1 em: Agosto 31, 2024, 20:05:20 »

Felizmente a maioria dos desaparecidos é falsa... Há sempre quem saiba deles... Já com os verdadeiros desaparecidos nenguém sabe mesmo deles.... Abraço
Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Setembro 08, 2024, 18:27:28 ]

[Setembro 06, 2024, 18:35:39 ]

[Setembro 01, 2024, 09:05:59 ]

[Agosto 31, 2024, 20:06:44 ]

[Agosto 31, 2024, 20:05:20 ]

[Agosto 16, 2024, 17:36:11 ]

[Agosto 16, 2024, 17:26:13 ]

[Agosto 12, 2024, 21:37:50 ]

[Agosto 12, 2024, 13:21:20 ]

[Agosto 07, 2024, 14:12:10 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130202
Total de Tópicos: 26812
Online hoje: 122
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 133
Total: 133
Últimas 30 mensagens:
Agosto 12, 2024, 21:38:48
A todos um FigasAbraço
Maio 25, 2024, 13:29:23
Hoje, o Figas veio aqui, desejar a todos um bem-estar na vida, da melhor maneira vivida.FigasAbraço
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.126 segundos com 28 procedimentos.