EscritArtes
Junho 26, 2024, 10:02:32 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Subway  (Lida 3305 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« em: Maio 01, 2010, 15:17:39 »

Um tipo que o mundo quis conhecer por Chris estava com pressa. As suas mãos acompanhavam nervosas o ritmo da secção rítmica que ecoava em volume elevado no reprodutor de música digital. Na parede da estação , entre os trabalhos do spray negro e a publicidade, a placa anunciava que aquele era o campo dos despertos  . Tal não acontecia , a carruagem apinhada do metro nova-iorquino era uma pradaria de rostos ensonados , hálitos de porcelana a prestações, jornais amarrotados em sovacos de odor intenso, primeiros cachimbos de crack nos olhos mais esbugalhados da turba matinal.

Chris , embora não tivesse embrulhado os seus lábios bem desenhados no canudo de mental que traz a nuvem tóxica, suava abundantemente . No mostrador digital anunciava-se o atraso de nove minutos em relação à abertura do mercado. O dedo polegar manipulou violentamente o ecrã tátil mas a ausência de rede impediu-o de efetuar qualquer transação. Dez minutos.

A mulher gorda , chamada Deborah Smith , embora não tivesse consumido qualquer tipo de estupefaciente , cheirado , fumado  ou picado ; apresentava uma transpiração digna de , em volume e pestilência , qualquer irmão perdido do Harlem. No alto do seu carrapito de funcionária da biblioteca municipal dançava o esquecimento a que uma mulher pode ser abandonada. Deborah é uma mulher só . O tempo esqueceu-se de a deixar bonita, rica , algo mais que o amargo dos dias . Ausente , permanentemente, de companhia. Miss nada , nunca comida , nunca elogiada, nunca chamada de doce ou querida. A linha de cronos dos cento e dois quilos de carne totalmente americana é preenchida em deboches de uma boca escancarada ,ansiosos gestos  na gula erótica que sente ao abarcar um whopper. Duplo . com bacon e extra queijo, tacos , geleias , fritos de cores variadas e sabores condensados em múltiplas aplicações químicas , bastantes partes de um galão em formato de refrigerante.

Deborah Smith não ri , come. Não fode ,come,   vê tv , come ; por vezes brinca por detrás do fecho das calças tamanho oito vezes xis, come , deglute, vê tv .Acorda no vómito do que já não cabia no seu largo estômago  . Na cozinha os frigoríficos já são dois.

Duas são as paragens que faltam para que Deborah Smith possa arrastar os membros de paquiderme , nádegas de Vénus do Neandertal em direção à plataforma. Contorcer o seu tamanho entre os espaços apertados da multidão incomodada. Apressar , tarefa aparentemente impossível , o passo em direção ao néon que anuncia uma refeição rápida por apenas cinco dólares . Deborah Smith empunha dez. Demora oito minutos a digerir. Nos avisos em letra pequena as calorias são às centenas.

Tyronne treme tentando ser o mais pequeno possível , o menos visível a que pode aspirar um negro com dois metros de altura, uma cicatriz horrenda na face e as cores de uma tribo na cabeça. Ele , Tyronne, fumou um bom cachimbo antes de começar a entrega. São às centenas. Na sua mochila apinham-se quatro mil dólares , preço do bairro , de bolinhas para queimar os pulmões dos cabeças de crack.

Na carruagem , do lado oposto , apresentando uma alienação idêntica a todos os outros passageiros está o Agente Reed. Olha em frente , como todos sua , uma gota mais atrevida escorregou pelo crachá do departamento de policia de nova Iorque. Reed não vê Tyronne.

Todavia não é essa a crença do homem imenso que se tenta acocorar perante a surpresa e o protesto de alguns passageiros. Um olhar irado dos olhos raiados de produto e o volume de uma coronha na parte traseira da camisa dos Giants cala a indignação. Em nova Iorque sabe-se que o tiro chega sempre antes do novecentos e onze.

Todavia Tyronne não quer abater ninguém . Quer que o porco do policia não o veja , quer que não haja drama , não quer voltar ao bairro com o lenço das suas cores cobrindo-lhe o rosto. O olhar procura o mapa da rede subterrânea .

Sete minutos depois Tyronne sai numa estação que não era a sua . O medo afaga-o ,mão na cabeça e o corpo que rodopia procurando um ponto de referencia perante o desnorte que a necessidade potencia. Tyronne acalma-se no cubículo sujo dos amores dos maricas e das necessidades dos velhos vagabundos . É luminosa a chama do cachimbo. Seis minutos depois , doze bafos de acalmia devolveram a Tyronne o olhar de um filho da puta tramado. Rola de novo ao ritmo dos seus últimos dias.

E a rima do bairro diz

O relógio tiquetique , contagem descrente para o fim .

Atónito , o puto Joe , recebeu , há seis minutos atrás , no visor luminoso do telefone negro com uma maça , a notificação que Sarah o havia trocado por um grupo de abomináveis serem que sem divertiam em trocas de casais , amores entre iguais , cabedal , urros animais .

O puto Joe , atleta , sorriso feito a fio dental , limpinho . All american boy. Encornado e notificado em 3G .

Sarah, a menina bonita do liceu que virou puta com as narinas cheias de pó nos clubes . Ele ficava a descansar pois na manhã seguinte tinha treino de futebol.

A cabeça abana , lábios de peixe no pasmar perante a honra ferida . Alguém espreita por cima do seu ombro e ecoa uma gargalhada de escárnio perante a imagem que enche o visor. No vidro tátil , bem pixelada , encontra-se Sarah . A roupa é obscena, a companhia múltipla. Traçado a grandes letras vermelhas sobre a superfície do ficheiro

“És pequeno e rápidoâ€

O puto Joe usualmente tão confiante de si mesmo encolheu-se entre as cabeças da multidão e , por breves minutos , tentou imaginar  que não era ele.

A cinco filas de passageiros de onde se encontra o puto Joe está , em simbiose com Deus , o pastor Terrence. A sua gola branca já não ganha o respeito de outrora e é espezinhado e empurrado com a mesma dureza de outros concidadãos . Sua gola branca , hoje acinzentada do suor misturado com o ansiolítico. Para ter calma , para não ter tesão. Para não aproveitar o aperto das gentes para roçar o corpo dedicado ao senhor nas suas adoradas criancinhas. Meninos , Meninas , tudo excita o pastor Terrance. O odor de higiene parca cai em grossos pedaços pelas costas obesas. Nos lábios a oração. Porque ele é o meu pastor .

O rebanho de deus , mochilas escolares , saias curtas , nádegas ainda não de mulher , pélvis delicados.

E o mal não temerei.

O olhar predador , escondido em óculos de massa e um cabelo com muita fixação para a homilia matinal , encontra os traços perfeitos do rosto do puto Joe . Uma inicial emoção perante a angelical linha do queixo depressa se desvaneceu no rosto congestionado de desejo do Pastor. As duas décadas de vida bem evidentes na largura dos ombros eram excessivas para os evangelhos de Terrance.

Saiu perto de Hell’s Kitchen . Olhou o relógio. Faltavam cinco minutos para ser a hora de os homens falarem com Deus. O volume nas calças era indigno daquele que em breve iria empunhar os salmos.
Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Maio 05, 2010, 17:29:17 »

Um retrato a cores, a todas as cores!
Continuas em grande forma!
Beijo
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Djabal
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 191
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Maio 06, 2010, 10:31:32 »

Não é à-toa o título Subway. Encaminhamos rápida e continuamente para o fim, a morte dos sentimentos. A literatura está prenhe dessa falta. As descrições das emoções mais incontinentes, mais próximas das respostas automáticas do sistema nervoso central, a crueza, a gula, o sexo pelo sexo. Tudo você relata magistralmente, isto já o  disse goretidias. Acrescento o paradoxo da emoção originária do texto. A melancolia profunda quase insana. O nosso isolamento esquizóide, repentinamente surge. Nos encontramos nele, e nos faz virar a cabeça e olhar ao lado ou atrás, para encontrar um sorriso amigo, luso ou brasileiro, não importa, já que americano não virá. Este, talvez já seja raridade do Museu de História Natural. O último bom escritor de nossa geração, suicidou-se. Acima de tudo, meus parabéns, caro amigo. Insuperável. Abraços desde aqui.
Registado
Mel de Carvalho
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1660
Convidados: 0


"abraça o conteúdo e não a forma" Saint-Exupery


WWW
« Responder #3 em: Maio 20, 2010, 07:51:10 »

Marcos, extraordinário trabalho, que, como sempre, nos  revela de si um olhar incisivo e atento, nos subway's da vida.

Prazer imenso lê-lo.

Abraço saudoso
Mel
Registado

Mel de Carvalho
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.noitedemel.blogspot.com (apenas prosa)

Mais sobre mim: http://www.escritartes.com/forum/index.php?page=20
____
MT.ATENÇÃO: CÓPIAS TOTAIS OU PARCIAIS EM BLOGS OU AFINS SÓ C/AUTORIZAÇÃO EXPRESSA
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Junho 02, 2010, 17:48:52 »

Grato pelos comentários a esta viagem matinal de Metro.
Abraço
Marco
Registado
Tere Tavares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 929
Convidados: 0



WWW
« Responder #5 em: Junho 09, 2010, 14:28:46 »

Cores múltiplas e difusas, confusas e trágicas - infelizmente, não para todos os olhares, só multidão.
Deixo o meu apreço ao texto, e ao escritor.

Abraço
Registado

Escreve também no blog:
http://m-eusoutros.blogspot.com
Todos os textos registrados nº 540.178 livro 1027 folha 386.
Escritório de Direitos Autorais - Biblioteca Nacional
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« Responder #6 em: Junho 25, 2010, 22:02:25 »

Cara Tere

O autor agradece a leitura e o apreço

Abraço
Marco
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Junho 25, 2024, 18:25:37 ]

[Junho 25, 2024, 18:22:52 ]

[Junho 25, 2024, 18:20:40 ]

[Junho 13, 2024, 18:30:10 ]

[Junho 10, 2024, 21:29:36 ]

[Junho 10, 2024, 21:27:41 ]

[Junho 10, 2024, 21:24:42 ]

[Junho 10, 2024, 21:23:38 ]

[Maio 30, 2024, 19:09:34 ]

[Maio 28, 2024, 11:58:02 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130164
Total de Tópicos: 26785
Online hoje: 576
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 392
Total: 392
Últimas 30 mensagens:
Maio 25, 2024, 13:29:23
Hoje, o Figas veio aqui, desejar a todos um bem-estar na vida, da melhor maneira vivida.FigasAbraço
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.136 segundos com 29 procedimentos.